terça-feira, 15 de dezembro de 2015

90 palavras da língua portuguesa que você (quase de certeza) não conhece

Aceiro – 1. Relativo ao aço ou que tem as propriedades do aço. 2. Forte, agudo, penetrante. 3. Operário que trabalha em aço.

Adentado – Mordido.

Admistão – Acto de ajuntar, misturando.

Aprestos – Materiais necessários para fazer alguma coisa.

Asseidade – Religião. Atributo divino fundamental, que consiste em existir por si próprio.

Asnidade – Ignorância.

Assetado – Ferido ou morto com instrumento de incisão.

Atoarda – Notícia vaga; balela, boato.

Atuado – Aquele cujo procedimento foge ao comum, ao esperado.

Babiaque – Nome comercial da casca da árvore-da-goma-arábica.

Bricolagem – Combinação de elementos extraídos de obras distintas.

Carraspana – Bebedeira.

Cércea – Aparelho, nas estações de estrada de ferro, que determina o máximo volume que a carga de um trem pode atingir.

Chapim – 1. Calçado de sola grossa, para mulheres. 2. Sapatinho elegante.

Cioso – 1. Que tem ciúme; ciumento. 2. Zeloso, cuidadoso. 3. Interessado em virtude de afeição extrema.

Colédoco – Canal pelo qual a bílis se derrama no intestino.

Custódio – Aquele que guarda, defende ou protege.

Codesso – Arbusto ornamental que fornece madeira castanho-esverdeada, própria para marcenaria de luxo, e tem propriedades melíferas.

Coreuta – Cada um dos membros do coro, no teatro clássico; corista.

Corifeu – Mestre do coro, na tragédia e comédia antigas, o qual exercia a função de principal representante do povo e de intermediário entre os coreutas e as personagens principais.

Desamar – Perder a afeição a alguém.

Desapuro – Falta de cuidado ou esmero.

Descalabro – 1. Grande dano ou perda; ruína. 2. Desgraça, derrota

Dessiso – Falta de juízo, de bom senso, de siso.

Eclampse – Grave doença convulsiva que se manifesta nas mulheres grávidas.

Ecmnesia – (Medicina) Esquecimento de todos os fatos ocorridos de certa época em diante.

Epistase – (Medicina) Interrupção de secreções ou excreções, como as do sangue, por exemplo.

Espaventado – Assustado, espantado.

Estacada – Lugar fechado para brigas e torneios.

Exaurir – Desgastar lentamente as próprias reservas físicas ou económicas.

Gematria – Sistema criptográfico que consiste em atribuir valores numéricos às letras.

Glosar – 1. Comentar, anotar, explicar. 2. Censurar, criticar. 3. Suprimir ou anular (parte de conta ou orçamento). 4. Desenvolver um verso (um mote).

Guapo – (RS) 1. Animoso, corajoso, ousado, valente. 2. Muito bonito, elegante.

Humifuso – Que se dispõe sobre o solo, rasteiro.

Humílimo – Diz-se de quem é extremamente simples, modesto.

Igarité – Canoa amazônica de grande porte, com toldo.

Isabel – Cavalo de cor branco-amarelada.

Improbo – Árduo, exaustivo.

Ínsua – Pequena ilha formada por algum rio.

Intensar – Intensificar-se.

Lacónico – Conciso no falar ou no escrever.

Lerna – Grande depressão na terra.

Lunático – Diz-se daquele homem volúvel, inconstante, nervoso.

Menorá – 1. Candelabro sagrado, com sete braços, um dos símbolos do antigo templo judeu de Jerusalém. 2. Candelabro com variável número de braços, usado principalmente no serviço religioso do judaísmo.

Merca – Aquilo que se compra.

Mesmamente – Sem nenhuma alteração.

Mote – Tema, assunto.

Nacela – Espécie de cesta ou barca, na parte inferior de um aeróstato ou de um balão, destinada a tripulantes e passageiros.

Necator – (Zoologia) Verme parasito de homens e de animais.

Netsuquê – Pequeno objecto esculpido em madeira ou marfim, ou trabalhado em metal, e atravessado por orifícios, usado pelos japoneses como adorno para prender uma pequena bolsa ou sacola à faixa do quimono.

Obvenção – Provento, receita ou lucro eventual. Antigo tributo que se pagava aos eclesiásticos pela sua manutenção.

Ossatura – Esqueleto.

Otimates – Cidadãos influentes, poderosos por nobreza ou dinheiro.

Pasigrafia – 1. Sistema de escrita que pode ser compreendido por leitores de diferentes línguas nativas, como no caso de línguas internacionais que fazem uso de notação musical ou de símbolos matemáticos. 2. Qualquer língua escrita artificial que pode ser entendida internacionalmente.

Pegadilha – Discussão acalorada, alteração.

Pelegrine – Capa longa.

Pengó – 1. Tolo. 2. Sujeito mal vestido. 3. Coxo.

Pérvio – Que dá passagem; transitável, franco, patente.

Pingadeira – 1. Negócio que vai rendendo sempre aos poucos. 2. Despesa continuada.

Psichê – 1. Grande espelho móvel e inclinável montado numa armação. 2. Móvel de toucador, com grandes espelhos e muitas gavetas.

Rebombar – Ressoar fortemente.

Recepisse – Escrito em que se declara ter recebido papéis, documentos, dinheiro, etc.

Rechaçar – Fazer retroceder, opondo resistência; repelir; rebater.

Reproche – Censura.

Rumorejo – Ruído brando e confuso.

Safo – Desembaraçado.

Sanguino – Que causa a morte ou efusão de sangue. Cor tirante a vermelho.

Senescente – Aquilo que vai envelhecendo.

Sextante – Arco de sessenta graus.

Sicário – Assassino pago para cometer todo tipo de crimes. Matador profissional.

Socancra – Diz-se de pessoa que faz as coisas de maneira oculta e silenciosamente. Diz-se também de pessoas sonsas. Isto é, pessoas que dizem que não sabem, mas sabem.

Surtar – Entrar em crise psicótica.

Taifa – Designação comum ao pessoal subalterno das especialidades de cozinheiro, barbeiro, padeiro e arrumador (copeiro, camaroteiro, etc.).

Tonsura – Corte circular, rente do cabelo, na parte mais alta e posterior da cabeça, que se faz nos clérigos; cercilho, coroa.

Ubertoso – Fértil, fecundo.

Urbígena – Pessoa que nasceu na cidade em relação à pessoa que chega à cidade.

Undívago – Aquilo que vaga sobre as ondas; flutívago.

Voejo – Pó que se levanta da farinha quando ela é agitada.
Ver aqui
"Onde é que,
o centro,
onde se respira.
a cama limpa
ao corpo inteiro e nu.
Onde é a fome e o braço toca
o esplendor.
Respira o ventre,
a vela incha
ao sol e ao mar sem fim.
Onde é aqui,
a fome nua,
a árvore exacta
no centro
da alegria,
a luz e o olhar
aberto ao mar.
Onde é onde
a mão sabe
a carícia da anca
e a língua fabrica
o seu sabor a sol.
Onde o fogo acende
o pulso do poema."
-"Antologia Poética"
- António Ramos Rosa

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Mary Ellen Mark: Portrait of Mona in Lace Lying in Bed 1976



«De repente, no silêncio, ouve-se a chuva.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 337
«Não há mãos de mulher para a minha fadiga.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 337

verde-cúprico

«Havia em mim Alguém que nunca me esqueceu.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 334

Ninfeáceas

meiguice

Central Park, 1967



«        A MORTE

Tu que beijaste tantas...

D.JOÃO

Ouvia a Tua voz em milhares de gargantas.»



António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 327

« A Morte, para mim, tem olhos de andorinha.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 325

de.mu.dar

«D. JOÃO
Há uma febre de beijar mais fundo.

D. ELVIRA
Não sei o que tu tens, não sei...Tu és como as crianças, meu amor, que partem as bonecas para ver, para ver como são, que têm por dentro...

D. JOÃO
E não há por dentro...É como em sonho. E quanto mais o sei, mais o procuro. O que me interessa nas mulheres, tu sabes, é o que elas ignoram, e possuem. (...)»




António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 319


                                                  Beija-a nos olhos e na boca, muito, com um virtuo-
                                                  sismo de fadiga, triste.



António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 315

«Cheira à gangrena lírica do Outono.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 315

«Os meus olhos não cansam de beber-te.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 313

«Afiava os meus nervos com requinte. E afinal - imenso tédio, tédio. Parecia que se dançava em folhas secas. Nem, por esmola, um instantinho de terror, um só.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 311

«E aborreci-me, aborreci-me, aborreci-me. Havia teias de aranha na minha alma.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 311

«Antes o cheiro da névoa que o da carne.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 302

« - Excuse, Sir, my old brains are troubled.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 298


«Morrer, diz a Antologia grega, é ser iniciado. Mas para a sensibilidade moderna, que os séculos de cristianismo hiperestesiaram, morrer é sentirmo-nos morrer a cada instante, olharmo-nos no supremo espelho em que não há possível narcisismo: a Morte. A iniciação começa deste lado.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 298

«O sentido da morte é o instinto de viver feito consciência: sem ele, não há vida interior. Vive-se sem viver: morre-se sem morrer: no fundo é o mesmo.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 297

«Moral de poetas é a moral das mães: um filho não é nunca criminoso.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 297

Nothing can we call our own but death.

SHAKESPEARE


Bem nossa, só a morte.

|| uma árvore na solidão ||

Photograph by Ed De Long, 1958


«Deita-se o sol devagarinho, sobre as pétalas.»



António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 291

''Morte e Deus''


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 291

«Tens um crime de amor ante os teus olhos.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 290

«Nunca houve tantas mãos a querer tirar-ma.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 286

«O vosso amor adormecera tudo.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 285

«Vai-me doer na minha carne, muito.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 283

«A morte bebe os ruídos. Tudo é cinza.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 282

domingo, 13 de dezembro de 2015

«Vivo como um homem assombrado, um homem que um relâmpago habitou...»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 281

Peguei na caneta e pus-me a escrever para me acalmar, para criar.



« A minha cabeça estava cheia desta visão da ressurreição, uma ligeira febre, muito doce, inchava-me as pálpebras e o sangue batia-me violentamente nas têmporas. E como acontece quando sopra um vento forte e as nuvens se dispersam, se reagrupam, mudam de forma, se transformam em homens, animais e navios, também em mim, inclinado como estava diante do fogo, com todo o meu espírito soprando, sentia que a visão se desmembrava, se transformava e fazia surgir rostos de homens vestidos de paixão e de vento. E, dentro em pouco, esses rostos ir-se-iam tornar mais ténues, rarefazendo-se como o fumo na minha cabeça a não ser que viessem, tímidas e incertas a princípio, depois mais impetuosas e seguras, as palavras consolidando o que não conseguia consolidar-se. Compreendera. O vento fecundante que soprara no meu coração trouxera o seu fruto, um embrião se formara e agora esforçava-se para surgir à luz. Peguei na caneta e pus-me a escrever para me acalmar, para criar.»


Nikos Kazantzakis. Carta a Greco. Trad. Armando Pereira da Silva e Armando da Silva Carvalho. Editora Ulisseia, Lisboa, p. 228

«Voltei a ouvir de novo o meu coração a chorar.»


Nikos Kazantzakis. Carta a Greco. Trad. Armando Pereira da Silva e Armando da Silva Carvalho. Editora Ulisseia, Lisboa, p. 227

«Está um sol de morte.»

António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 277

«Dá-me os teus olhos a beijar. Eu quero-os...»

António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 275

Figure in Motion.


« DINIS

É o vento, Isa, não te assustes. Está um ar encinzeirado, um ar de queima. Já bóiam nuvens mortas pelo ar.

ISABEL

É o vento que quer a Primavera...O bobo disse, sabe. Ele adivinha. Tem mil-braços de chama; há-de levá-la...


Quer esconder-se nele.»




António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 273
«  DINIS

Está um ar de febre. As árvores sufocam. Ih!... O que vão de pétalas no ar...E a dança das flores martirizadas...

O BOBO

É um deboche do vento com mil virgens...E no mês das novenas... (...)»



António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 273

''as rosas do milagre''

António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 271

«Tens olhos de criança que vê a Morte, e quer brincar com ela e lhe sorri. »


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 270

«Tu és, a um sol de morte, o meu pomar...»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 270

«Há-de enforcar-se em raios de luar.»


António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 267

Photo by Patrick Demarchelier, 1994, Nude, St. Barthelemy.


«Sabia tudo antes de saber.»

António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 267
«              A AIA

Adormeceu. Tem um dormir de sombra. Falai baixo.»



António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 264

«É uma ave de asas encolhidas...»

António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 263

tardança

«É com perfume que ele rouba as almas, (...)»

António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 257



«Cais-me no peito como uma ave morta, uma ave que um falcão largou no ar...»

António Patrício. Dinis e Isabel. Teatro Completo. Assírio & Alvim. Lisboa, 1982., p. 255

sábado, 12 de dezembro de 2015

À flor do mar (João César Monteiro, 1986)





"Um filme sobre a perda de crença da existência do Amor, um filme de feridas  abertas que ainda não sararam nos olhos de Laura personagem principal. Um lugar  escondido por de trás de uma muralha que esconde uma casa lindíssima. "

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015


"Corpo de sombra. Compacto
dentro e massa luminosa
que até rebentar é um facto
e depois é sempre rosa.
Rosa de fogo que arranca
raízes, sexos, à branca
corporação da medida.
E não é nada. É um lábio
que arde, e arde, e arde, e sabe o
que há de morte na vida."

-"Sobre as Horas"
- Fernando Echevarria
- Morais Editora, 1963 (1a edição)

O Arranca-Corações

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

"É esse o desejado coração.
A paz de folhas em branco?
Mas abro a palma da mão
e é como se fosse manco.
Tudo pergunto em decúbito,
Como um ensaio de morto:
Sinto-me vão de súbito,
Ñavio longe do porto.
Talvez, mudando o ritmo à vela, expanda
As moléculas ácidas que me tolhem.
A minha vida não anda.
Chove. As aves recolhem"

-"Limite de Idade"
- Vitorino Nemésio
- Estúdios Cor, 1972 (1a Edição)
- Exemplar sem disco

«Nenhuma tristeza me pesava na alma.»


Nikos Kazantzakis. Carta a Greco. Trad. Armando Pereira da Silva e Armando da Silva Carvalho. Editora Ulisseia, Lisboa, p. 226

«O Lutador ferido não me saía do corpo.»


Nikos Kazantzakis. Carta a Greco. Trad. Armando Pereira da Silva e Armando da Silva Carvalho. Editora Ulisseia, Lisboa, p. 224

raiz de urze


«As raposas têm um buraco para dormir e eu não tenho sítio onde descansar a minha cabeça.»

Nikos Kazantzakis. Carta a Greco. Trad. Armando Pereira da Silva e Armando da Silva Carvalho. Editora Ulisseia, Lisboa, p. 224

«As antigas feridas da minha adolescência, »


Nikos Kazantzakis. Carta a Greco. Trad. Armando Pereira da Silva e Armando da Silva Carvalho. Editora Ulisseia, Lisboa, p. 223

«Folheio o diário de viagem amarelecido. Nada está morto, tudo dormia em mim.»

Nikos Kazantzakis. Carta a Greco. Trad. Armando Pereira da Silva e Armando da Silva Carvalho. Editora Ulisseia, Lisboa, p. 222


«Não quero fazer do meu espírito juiz porque não tenho confiança nele e no meu coração também não tenho bastante confiança.»

Nikos Kazantzakis. Carta a Greco. Trad. Armando Pereira da Silva e Armando da Silva Carvalho. Editora Ulisseia, Lisboa, p. 221/2

João Salaviza: "Se calhar filmei pela última vez esse desejo de cruzar adolescência e Lisboa"




Numa tarde de 2012 pouco tempo depois de João Salaviza ter ganhado o Urso de Ouro de Berlim com a curta-metragem Rafa, o café Vá-Vá, em Lisboa, mitologia fundadora do Cinema Novo português – Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, aconteceu ali –, foi o espaço onde o cineasta explicitou o que também tinha sido fundador no seu cinema: a nostalgia, a nostalgia por uma vida de bairro que já não viveu.
João, contou nessa conversa, habitou entre os 10 e os 16 anos aquele território a que se chama as Avenidas Novas, espaço carregado de memórias (ainda por cima o pai, Edgar Feldman, assistiu Paulo Rocha), mas na altura da sua solitária adolescência era já um cenário esvaziado de vida. Filho da classe média, deu por si a desejar viver – isto é, a ocupar intensamente a rua com o futebol, com a música... – como "os miúdos das periferias" faziam, atacando a cidade de skate como os índios investiam sobre Monument Valley. Foi ele próprio, nessa conversa, que deu o exemplo do jovem Martin Scorsese a olhar da janela para a Elizabeth Street, em Little Italy, Nova Iorque, e a ver de longe os rufias que o assustavam e fascinavam, com enorme vontade de descer até à rua e de lhes apertar a mão.
Desse jogo de projecções nasceram Arena (2009, Palma de Ouro em Cannes),Cerro Negro (2011), Rafa (2012, Urso de Ouro em Berlim): três curtas-metragens que se equilibram entre o ardor da projecção emocional e a distância "antropológica" (palavra agora usada por Salaviza nesta entrevista), entre a sua memória construída e o território de experiência dos outros.
Montanha, a primeira longa-metragem do realizador de 31 anos, que sábado, 5 de Setembro, tem a primeira projecção de imprensa no Festival de Veneza (e como não ser um dos títulos mais aguardados deste ano?), continua embalado por esse território, explicitanto a viagem da escuridão para a luz, dos quartos para o exterior – a abertura para outros horizontes como outras tantas hipóteses de fechamento para as personagens de adolescentes que se descobrem adultos.



A Palma de Ouro de Cannes a Arena foi atribuída por John Boorman. Que nos seja permitido delirar com a hipótese de ter havido aí um reconhecimento: a luz como encarceramento, tal como em Point Blank, o filme de 1967 do britânico. No final dessa curta as personagens pareciam peões numa arquitectura distópica. A luz continua a agredir em Montanha. Por isso as personagens – uma hipótese de triângulo amoroso, em que um dos vértices, o jovem interpretado por David Mourato, é personagem em crise: mãe ausente, morte iminente do avô... – transportam consigo a escuridão.
É um filme que continua embalado pela infância e pela adolescência. Mas transcende os circunstancialismos sociais das curtas anteriores, para se elevar e suspender num cume rarefeito – até porque pode ser uma última vez... – de jogos entre a exposição cruel da luz e a protecção das sombras. Salaviza filma como os "antigos", e este é um filme de um sereno esplendor – abstracto, se não tivermos medo da palavra. Utiliza o bairro dos Olivais, em Lisboa, como um Monument Valley para a cavalgada (anti-)heróica da sua personagem, que testa o território em busca do sopro épico que nunca (lhe) acontece.
As personagens de Montanha vivem em ambientes de sombra. Com a exposição à luz tratam de perceber que lugar, afinal, podem ter. Há uma sequência exemplar, belíssima: a corrida da personagem principal por uma rua do bairro dos Olivais. É uma cavalgada, como se tentasse dominar o território, o que nunca acontece  na verdade, todos transportam sempre a sombra com eles.
Sobre o trabalho da luz e das formas, por muito que a primeira leitura possa ser plástica, tento sempre que se ligue às formas da vida. Neste filme aconteceu uma coisa inesperada com um dos descontrolos que o filme teve, caminhos que ganhou. Montanha foi pensado inicialmente de forma mais solar e com uma presença mais quente do Verão – não só no sentido da temperatura, também no sentido dos afectos. Começámos a filmar e a primeira semana foi catastrófica – não deve haver um único plano que sobreviveu na montagem. Eu estava perdido, porque estava a achar muito contraditório o encontro destes dois desejos que era fazer um filme de Verão com imensa vida dos corpos e de alegria, apesar do lado meio loser do miúdo, apesar de uma morte que se anuncia, a do avô, apesar do primeiro amor falhado. O contraponto seria o Verão em Lisboa, a pele, o suor. Fizemos a pausa na primeira semana de rodagem, estava perdido, fui beber copos para o Bairro Alto e encontrei os três miúdos à noite [David Mourato, Rodrigo Perdigão, Cheyenne Domingues]. Havia ali uma tensão, levemente erótica, entre os três, uma promessa de triângulo amoroso – isso não estava sequer no guião – e houve uma revelação: a escuridão dá uma protecção que, afinal, revela mais do que a luz.
É como se a escuridão se passeasse com as personagens  há sequências de moto em que o veículo parece não descolar da câmara, como se não se conseguisse afastar, autonomizar, de um casulo.
E em todos os travellings isso acontece.
Excepto na tal cavalgada, que parece tentativa de conquista, de experimentar território...
Tinha a referência do Fúria de Viver [Nicholas Ray, 1955], ideia de uma adolescência perdida – pensei também nos Verdes Anos [Paulo Rocha, 1963] e no Sangue [Pedro Costa, 1989] –, em que há aquele elemento clássico na passagem para o terceiro acto, que é sempre uma corrida de motos ou de carros desesperada. Filmei muitas corridas durante a rodagem sem saber para o que serviriam. Interessava-me esse elemento de fôlego, até porque o filme acaba com um suspiro, o culminar de um cansaço que aquele miúdo vai acumulando. Filmei sempre muitas corridas, ficou essa, até pela relação intemporal com aqueles prédios dos Olivais, com aquela rua que remete para uma arquitectura de Inglaterra.
Inicialmente o filme foi pensado nos sítios da minha adolescência – entre os 10 e os 16 anos vivi num prédio de militares nas Avenidas Novas, andei muito por aquelas traseiras de prédios, onde também se filmaram muitas cenas dosVerdes Anos [Paulo Rocha, 1963]. Queria ter filmado aí, mas por uma série de constrangimentos fomos para os Olivais. A ideia de um miúdo a correr numa cidade vazia, onde desapareceram os vestígios de outras infâncias, pareceu-me uma coisa profundamente solitária, que me lembrou a minha adolescência naqueles prédios enormíssimos da Av. dos Estados Unidos da América e da Av. de Roma. Apesar de ser uma tentativa de filmar uma memória minha da adolescência, não é uma projecção, porque os Olivais estão mais envelhecidos do que o bairro onde cresci e vivi – na cena em que os miúdos conversam nas piscinas destruídas dos Olivais: já foram um ícone de uma fase de Lisboa; vi fotos daquelas piscinas com três mil pessoas nas bancadas a assistirem a provas de natação e de saltos para água.



Voltando ao encontro com os miúdos no Bairro Alto... teve de reescrever a história?
Houve muitas coisas que mudaram nesse dia. Houve logo uma reescrita, e não necessariamente no papel, a repensar as cenas. É um filme rarefeito, com poucos elementos cénicos...
...é um filme que se respira, mais do que se agarra...
... sim, três ou quatro personagens, centrado num miúdo, numa casa, no hospital. Tratou-se de repensar todo o filme a partir desses elementos – houve personagens que desapareceram. Nessa semana, filmei corridas, filmei o miúdo sozinho, coisas que não sabia que lugar teriam na narrativa, mas que queria filmar. Estávamos em Setembro, filmei as cenas de dia nesse final do Verão, e deixei as cenas de noite para os dias de Inverno, com chuva e frio. A casa transformou-se numa espécie de estúdio protegido e muito íntimo onde pudemos reconstruir o filme com os miúdos.



MIGUEL MANSO
O que acabou por carregar o filme dessa sensação de que a escuridão é maior protecção do que a luz...
Sim, comecei a sentir que a casa era um refúgio.
Em sequências de exteriores a forma como a luz define a arquitectura é o oposto desse conforto da sombra: é tão límpida, tão evidente, é cruel. Isso leva-me a perguntar-lhe sobre um lado abstracto de Montanha: quem vir o filme daqui a uns anos, não terá elementos para o datar – por exemplo, nenhum miúdo tem telemóvel ou troca mensagens pelo telemóvel.
Isso também acontece no Arena. Por muito que existisse essa intenção prévia, acho que há uma dificuldade do cinema em lidar com a imaterialidade das coisas – mais do que com a espiritualidade. O [Robert] Bresson, o Apichatpong [Weerasethakul], o [Andrei] Tarkovsky filmam o invisível, mas a imaterialidade numa conversa, através de uma troca de mails ou de mensagens, ainda não consegui perceber como pode ser transformada em imagens.
A força de um email pode ser devastadora, como uma carta ou como uma despedida numa ponte num filme dos anos 50. Ao mesmo tempo, o meu fascínio pelo David teve que ver em reconhecer nele uma resistência, ingénua e inconsciente, a esta forma de comunicação que os miúdos hoje têm: não usava Facebook, esquecia-se do telemóvel, tinha uma relação muito mais física e corpórea com as coisas. É um miúdo com uma relação incrível com o corpo. Aquela cena em que ele está a fazer uma beat box com a cadeira de rodas aconteceu porque no dia em que estávamos a filmar num hospital ele estava aborrecidíssimo, à espera da luz, e pegou numa cadeira de rodas e em duas horas aprendeu a equilibrar-se, para se entreter e passar o tempo. Decidi filmá-lo a fazer isso depois numa outra cena.
O filme tornou-se mais negro...
Percebi que o filme era isso.
Foi o resultado de um dos descontrolos...
Foi duríssimo.
Achou que não ia conseguir?
[Pausa]. Durante a rodagem das curtas, todos os dias antes de dormir via o filme: são 15 minutos, estava sempre a ver o filme, a reconstruir plano a plano. Na longa-metragem senti o contrário, senti aquele cliché que os realizadores dizem: que o filme ganha vida por caminhos imprevistos. Isso aconteceu de facto. O desejo de ter o filme permeável à realidade e aos imprevistos, aproximando-se da natureza da realidade e da natureza das pessoas que tenho à frente da câmara, por quem sinto uma sensação de paixão, faz com que o processo seja muito menos lúcido. Mas já percebi – por isso espero que nos próximos não me venha a sentir perdido – que é possível filmar uma sequência inteira pensando apenas na energia dessa sequência, que pode ter vida própria.
Quando senti que não sabia para onde o filme estava a ir, agarrei-me ao miúdo, filmar coisas que me apetecia filmar com aquele corpo, aquela casa, os vestígios.
Ser a primeira longa, e devido à expectativa criada pelas curtas e pelos prémios, pesou nessa sensação?
Não. Cheguei à conclusão que uma pessoa faz os filmes que consegue fazer. Não conseguiria fazer o filme de outra forma. O que sei e o que me interessa está no filme. Portanto, a dificuldade é principalmente comigo próprio. Essa coisa de fazer os filmes para as pessoas... não tenho vergonha de dizer que o impulso para fazer o filme, numa fase inicial, é profundamente egoísta. Ninguém precisa mais deste filme do que eu. Depois, a forma como ele ecoa nas vidas de outras pessoas transcende-me. Não consigo antecipar as reacções das outras pessoas. É verdade que o dinheiro e o tempo que se tem para os filmes se baseiam num sistema que tem que ver com o sucesso anterior – isso para mim, como para todos os realizadores, com tudo o que de perverso esse sistema tem.
Numa conversa que tivemos, estava ainda numa fase inicial da escrita, falou do filme como um corte com o que estava para trás. Não o é. Acaba por se manter na adolescência e na infância. Há uma sequência em que a personagem parece ser embalada numa rede, é alguém que quer continuar a manter-se junto ao tempo da infância. O que é que o fez a si continuar a querer ser embalado, como cineasta, por este universo?
Não é um corte radical com as minhas curtas. Mas se calhar filmei pela última vez isso – esse desejo de cruzar Lisboa e a adolescência que existia nas curtas e que se materializou de forma mais complexa agora. Durante a montagem e a mistura de som, em Paris, comecei a pensar noutras ideias e noutros lugares que me interessam. Sinto que este filme da adolescência do David é um paralelo com a minha adolescência cinematográfica enquanto realizador...
... acaba aqui?
Não sei se acaba, mas tão cedo não voltarei a filmar adolescentes em Lisboa. Há um tempo para tudo. Acho que o Larry Clark [cineasta americano, autor de Kids] deixou de conseguir filmar os adolescentes, porque também envelheceu. Dei por mim com uma sensação estranha: estava muito próximo e muito distante da adolescência do David. Já tenho 30 anos, não tenho idade para ser pai dele, mas não partilho uma série de vivências dele que já vivi de outra forma.
Esta adolescência não é uma adolescência do século XXI, contudo. Há um perfume da adolescência. Mais do que retratos de personagens e das suas circunstâncias sociais, como nas curtas, que, aí sim, estão objectivamente distantes de si, aqui há uma elevação em relação aos circunstancialismos. 
Quando comecei a pensar o filme, antecipava-se a crise. E eu tinha o desejo de tentar materializar o contexto do Portugal da crise, do que se está a passar agora e se antecipava na altura. E como é que um miúdo de 15 anos vivia essas mudanças. Era um desejo de incorporar estes factos. Conforme fui preparando, e depois de ter conhecido o David, comecei a achar que o mais forte era filmar não o país, mas o terreno da adolescência deste rapaz, que é completamente desligado e desinteressado do que está a acontecer.
Venho de uma família de esquerda, politizada, desde novo que tenho consciência do que se passa social e politicamente e descobrir isso foi um choque. Mas se calhar há uma ideia política na forma como estes miúdos viram as costas a um país tal como ele é mostrado nas televisões, pelas instituições, pela escola. É uma coisa quase punk, niilista. A adolescência sempre foi representada no cinema através dos seus antagonismos históricos e sociais e desta vez não havia forças de antagonismos, eram coisas mais interiores e espirituais que se materializavam. Comecei a interessar-me por fazer um filme que rejeitava uma ideia de país: estão a marimbar-se para os telejornais e para o país.
Uma dissidência...
Sim, e uma vez que não percebem, que não participam, viram as costas. Há uma ideia quase religiosa: eles propõem a salvação através da intimidade. Fiquei fascinado por fazer um filme que se passa em vãos de escada, em camas desfeitas, com mesas com a louça do dia anterior. Isso aconteceu por me sentir socialmente mais próximo do David do que das personagens das curtas, em que havia um sentimento mais antropológico. Não me interessava que o filme tivesse uma visão sociológica, jornalística. A intimidade é a zona que permite às personagens ligarem-se.
Vamos voltar à sequência da corrida à luz...
Ele corre sem rumo, deambula o filme inteiro, coisa que já acontecia às personagens dos filmes anteriores.
O que é bonito e aquilo que não acontece: é um movimento épico, de procura...
Como num western...
... exactamente, um pedaço dos Olivais como Monument Valley. Mas à personagem é-lhe negada a realização épica, a euforia. O final é o oposto disso, aliás... nem sequer é o drama.
... é o esvaziamento. A frase final do miúdo [dita à mãe] é: “Dorme, dorme, ainda é cedo.” A sensação de que é um filme, como disse, que se respira mais do que se agarra, tem que ver com o facto de propor uma suspensão do espaço e do tempo. Tentei filmar à procura dessa energia. O filme é concentrado, passa-se em três ou quatro dias, parece que o miúdo nunca chega a dormir, há sensação de cansaço, na primeira cena não se percebe se está a dormir ou se está acordado, se é um sono preocupado, nunca o vemos a deitar-se e a acordar. Esta ideia de filmar no último andar de um prédio, de haver cenas em passagens aéreas, em espaços suspensos, tentei que isso se articulasse com esta ideia de dias nebulosos e muito densos, em que o miúdo parece estar pouco lúcido. É uma sensação que recordo da adolescência, dias muito intensos em que o tempo se torna pouco linear. Essa sensação que o filme propõe tem que ver com ideias de cinema, mas fundamentalmente com ideias da adolescência, com coisas que identifiquei na minha adolescência e que procurei transformar em cinema.
Este miúdo é levado, mais do que se conduz a si próprio. Essa corrida é o momento em que ele parece correr de forma deliberada, para acompanhar qualquer coisa. Nos outros momentos ele está em transportes públicos, no carro com a mãe a ser levado, está a ser embalado pela rede na varanda – parece sempre caminhar sem saber. Estas ideias todas são mais do que ideias de cinema... para mim a dificuldade, mas também o prazer de filmar tem que ver com o entender a natureza das pessoas.»
Ver entrevista aqui







''reúne os ramos mortos''


Maximo Gorki. Ganhando o meu pão. Obras completas. Editorial Início. 1970., p. 76
«(...) esquecer tudo o que me fere o coração, tudo o que me enche de um aflitivo desgosto.»

Maximo Gorki. Ganhando o meu pão. Obras completas. Editorial Início. 1970., p. 76

«E o morto que caminha é uma história inventada pelos ferreiros embriagados...»

Maximo Gorki. Ganhando o meu pão. Obras completas. Editorial Início. 1970., p. 58

« -Eis o bode, que se mostra belo, com a goela de crápula! - resmungava a mãe de Ludmila.
         Alta e magra, com um largo rosto escurecido e os cabelos muito cortados depois de um ataque de tifo, parecia-se com uma vassoura já usada.»


Maximo Gorki. Ganhando o meu pão. Obras completas. Editorial Início. 1970., p. 55


«-Em breve, deixarei de fumar. Já tentei duas vezes, mas o meu coração deu-se mal.»

Maximo Gorki. Ganhando o meu pão. Obras completas. Editorial Início. 1970., p. 49
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