domingo, 27 de dezembro de 2015



Senti bater o coração novamente, empurrado pela angústia. Já havia esquecido como a maré traz e espalha os destroços.

Coração de Cão

"Um dia hei-de surgir, num sonho teu,
e perder eu a vida para ver-te."

António Franco Alexandre

sábado, 26 de dezembro de 2015

o não-Ser ou o vazio


''Quantas vezes vos perguntastes porque é que o meio milhão que vos falta importa assim aos muitos que já tendes? Quantas vezes reparastes que existíeis? (...) Porque sois ignorantes e só vistes o que vos permitiram as testeiras com que a vida vos arreou.''

Vergílio Ferreira, in Em Nome da Terra
(...) – eu tocava-a e não era minha. (...) Mas agora ela estava diante de mim e eu tinha repugnância de a tocar porque era um pedaço de carne morta e eu não estava lá. Havia um mistério inquietante de um bocado do meu corpo não ser o meu corpo e eu ser eu no corpo que ainda tinha e não o ser já no pedaço que já o não era. A perna, o pé, os dedos tinham sido eu quando andava e os movia.

Vergílio Ferreira, in Em Nome da Terra
''Vi o homem inteiro estendido numa cama. Estava podre. Devia cheirar mal. Mas era humano na sua lixeira como eu de perna cortada um pouco acima do joelho a equilibrar-me mal no estupor das muletas.''

Vergílio Ferreira, in Em Nome da Terra

''A opressão dos outros era um modo de te dizerem que existias. Que é que te existe por fim num corpo em farrapos? Que é que te resta para pensares que estás em ti? E é só por isso que te lembro meu irmão. Não sei se isso te ofende, mas é assim. (...) E num pouco de divindade que puder ser.''

Vergílio Ferreira, in Em Nome da Terra
''Mas nunca vos perguntais para quê, nunca vos perguntais o que isso quer dizer, nunca vos perguntais com que direito haveis de ser boi até ao fim da vida. Parai, ó estúpidos, suspendei um momento esse vosso trabalho animal e perguntai-vos se é essa a vossa vontade, se num instante da vossa tarefa cavalar é isso com que sonhais para vosso prazer. Porque é que não fazeis aquilo que quereis?''

Vergílio Ferreira, in Em Nome da Terra

“fico à margem da história das principais festividades literárias”

O Caminho fica Longe

1943
Vergílio Ferreira
“Só para ter existido valeu a pena existir. A maior recompensa de vida é ela própria. Creio que em tudo o que disse não disse afinal outra coisa. Creio que de tudo o que me fascinou nada me fascinou mais do que a vida, o seu mistério, inesgotável maravilha. Dou o balanço a tudo quanto me acontece, e a vertigem de ter vivido absorve e aniquila o que aí falou e mentiu. Foi bom ter nascido. Foi bom ainda não ter acabado de nascer...”


Vergílio Ferreira, In Conta Corrente, Venda Nova: Bertrand Editora
«Anteontem, meia hora depois do enterro do irmão, Vergílio Ferreira soçobrava, em Lisboa, a uma crise cardíaca. Foi o adeus derradeiro do homem que tratava “a morte por tu” e que morreu a escrever.»

notas do Jornal de Notícias do dia 3 de Março de 1996

Onde Tudo foi Morrendo

''Não preferi a minha arte: calhou-me. Ou talvez que seja essa a sorte de todas as preferências: escolhe-se sempre o que nos coube, ou seja o que se é. Mas a verdade é que, se na escolha se escolhesse, escolheria a pintura.''


Vergílio Ferreira
“Toda a biografia é uma rede de sinais que apontam o vazio do que jamais poderemos saber. Mas é nesse vazio que falta que está a razão do que chegou até nós.”

Vergílio Ferreira

Uma esplanada sobre o mar

“Hoc est corpus meum”

este é o meu corpo 

expressão latina e retirada da Bíblia

escrita vergiliana

A prenda dos Radiohead



I'm lost, I'm a ghost
Dispossessed, taken host
My hunger burns a bullet hole
A spectre of my mortal soul
These rumors and suspicion
Anger is a poison
The only truth that I could see
Is when you put your lips to me
Futures tricked by the past
Spectre, how he laughs

Fear puts a spell on us
Always second-guessing love
My hunger burns a bullet hole
A spectre of my mortal soul
The only truth that I can see
Spectre has come for me

“Nascer é pôr a máscara. A criatura não desce ao mundo, sem vestir primeiro o seu hábito”

 Teixeira de Pascoaes, “Verbo Escuro”.
"Se estamos todos muito bem preparados para reclamar liberdade para nós próprios, menos dispostos parecemos para reclamar, sobretudo, liberdade para os outros, ou para lhes conceder a liberdade que está em nosso próprio poder. Se conhecêssemos melhor a máquina do mundo talvez descobríssemos que muita tirania se estabelece fora de nós como se fosse a projecção, ou como sendo realmente a projecção, das linhas autocráticas que temos dentro de nós. Primeiro oprimimos, depois nos oprimem. No fundo, quase sempre nos queixamos dos ditadores que nós mesmos somos para os outros"

Agostinho da Silva, "Sobre as Escolhas"
"Só sabemos, seguramente, de uma amizade ou de um amor, o que temos pelos outros. De que os outros nos amem nunca poderemos estar certos. E é por isso, talvez, que a grande amizade e o grande amor são aqueles que dão sem pedir, que fazem e não esperam ser feitos; que são sempre voz activa, não passiva"

 Agostinho da Silva, Sete Cartas a um Jovem Filósofo.
"Any time I take a cover and wear it on my sleeve, it's because it had something to do with my life and still marks a time in my life when I needed that song more than anything ever."

Jeff Buckley

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015


procrastinar

"Em narrativa, elipse é a exclusão, pelo narrador, de determinados acontecimentos diegéticos, dando origem a vazios narrativos, mais ou menos extensos. A elipse é um processo fundamental da técnica narrativa, pois nenhum narrador pode relatar com estrita fidelidade todos os pormenores da diegese".


A diegese, se está a interrogar-se, é a realidade ficcional que criamos para os nossos personagens, o mundo em que eles habitam e se movem.

escaleta

Alfred Hitchcock, nas entrevistas que deu a Truffaut, diz preferir o suspense à surpresa.

potenciómetro



“Esqueça todas as regras que o Syd Field, Robert McKee ou qualquer outro guru da escrita lhe ensinaram. Todas menos uma: Nunca seja chato”.

David Mamet
(Hannibal, State and Main, The Winslow Boy, Ronin)

"show, don't tell"

Segundo John Truby, no livro The Anatomy of Story: 22 Steps to Becoming a Master Storyteller (que neste momento está em promoção para o Kindle) "O Tema é a visão do autor de como agir no mundo. É a sua visão moral."

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

“Uma das coisas mais importantes
acerca de escrever o primeiro argumento
é o fato de realmente termos terminado
um argumento. Ter feito isso é uma etapa muito
importante — mesmo que ele seja uma porcaria.
Dá-nos uma certa confiança para seguir em frente
e fazê-lo outra vez.”

Charlie Kaufman

''Todos estão longe e sentem: solidão.''

Alfred Wolfenstein
XIII


Leve, leve, muito leve,
Um vento muito leve passa,
E vai-se, sempre muito leve.
E eu não sei o que penso
Nem procuro sabê-lo.


Alberto Caeiro em Poemas de Alberto Caeiro, introdução, organização e biobibliografia de António Quadros, Lisboa: Europa-América, colecção Livros de Bolso, 4ª edição, 1995, p. 109.
«É preciso arrancar as árvores,
impedir que a noite suba,
descalça, pelos seus ramos.
(...)»

Albano Martins

''envelheço com a nómada solidão das aves''

Maldito seja Eu




Hoje acordei dividido
na impossibilidade
de me transformar numa metáfora

Assim preso
a um muro de vídeo
cheio de imagens
feridas pelo impessoal

Restos de mim
espalhados pelo chão
de uma época
que não consigo destruir



A. da Silva O. em Revista A Mar Arte, Coimbra: A Mar Arte, nº 5, Outono de 1996, p. 32.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

"Poucos
dias
depois
Anne Sexton vai matar-se
nessa mesma casa;
vai deixar
os seus anéis
sobre uma mesa, na cozinha,
e a seguir
entrará na garagem
com um copo
de vodka
na mão,
ligará o motor
do carro - um Cougar vermelho - e ligará o rádio
- Imaginas o que poderá ter ouvido? James Taylor?
os Grateful Dead? Pink Floyd? -
E esperará a morte.
Fecho o livro.
Olhas para mim.
Sei o que estás a pensar:
- A vida é muito difícil.
Uma mulher é um relógio de areia."

-"Adivinha em que Mão Está a Moeda"
- Benjamín Prado
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