sexta-feira, 14 de maio de 2021

 ''O complexo universo das redes vem se multiplicando exponencialmente na contemporaneidade com o surgimento e desenvolvimento das redes digitais. Parece pertinente afirmar que, independentemente da natureza da rede em questão, há alguns princípios constitutivos do conceito de rizoma desenvolvido por Deleuze e Guattari (2004, p. 7-10) que permanecem inatacáveis e que podem ser aplicados a qualquer uma delas, sem distinção:

Para os autores, um rizoma é constituído pela interação entre sistemas e essa interação é muito mais do que a mera soma de suas partes. Retornar-se-á a esse assunto logo adiante, entretanto, antes que se avance, é necessário que se compreenda o que o conceito de autopoiese, inicialmente limitado aos domínios da biologia e fortemente relacionado a Francisco Varela e Humberto Maturana, está fazendo no título deste post, que se propõe a clarear os conceitos de rizoma e corpo sem órgãos, por seu turno, ligados umbilicalmente a Deleuze e Guattari.

A princípio, Varela e Maturana se mostraram surpresos com o interesse, para eles inusitado, das ciências humanas por sua teoria e se mostraram refratários à ideia da expansão do conceito de autopoiese para outros campos de conhecimento além da biologia. Porém, ao verem que essa expansão seria inevitável, sugeriram que deveria ser feita uma distinção entre o que chamaram de uso abusivo da transposição — aquela que se vale da utilização literal ou estrita da ideia, na qual, por exemplo, redes de processos se transformam em “interações entre pessoas”, e a membrana celular se transforma em “fronteira” de um agrupamento humano – daquela outra com a qual estariam de acordo, que seria a utilização por continuidade, ou utilização metonímica (1997, p. 53).

A utilização metonímica ou de continuidade se dá, de acordo com Varela e Maturana, quando se entende que a autopoiese procura pôr “a autonomia do ser vivo no centro da caracterização da biologia, e abre ao mesmo tempo a possibilidade de considerar os seres vivos como dotados de capacidade interpretativa desde sua origem. Quer dizer, aquela que permite que se veja o fenômeno interpretativo como contínuo desde sua origem até sua manifestação humana” (Ibid.).

Félix Guattari foi um dos interessados em ampliar o alcance da teoria da autopoiese para o domínio das ciências humanas. Em Caosmose (2012, p. 108), ele diz:

foi na condição de biólogos que Humberto Maturana e Francisco Varela formularam o conceito de máquina autopoiética para definir os sistemas vivos. Parece-me que sua noção de autopoiese, como capacidade de autorreprodução de uma estrutura ou de um ecossistema, poderia ser proveitosamente estendida às máquinas sociais, às máquinas econômicas e até mesmo às máquinas incorporais da língua, da teoria, da criação estética.

Nesta obra, Guattari apresenta, comenta e analisa a diferenciação que Varela e Maturana fizeram entre as máquinas auto- e alopoiéticas e observa que eles deixaram de fora da caracterização dos organismos vivos aspectos essenciais à vida, como o fato de se nascer, sobreviver e morrer em meio a um phylum genético, e defende a ideia de se repensar e expandir a teoria da autopoiese para outras áreas de conhecimento. Ele diz:

Parece-me, entretanto, que a autopoiese mereceria ser repensada em função de entidades evolutivas, coletivas e que mantêm diversos tipos de relações de alteridade, ao invés de estarem implacavelmente encerradas nelas mesmas. Assim, as instituições como as máquinas técnicas que, aparentemente, derivam da alopoiese, consideradas no quadro dos agenciamentos maquínicos que elas constituem com os seres humanos, tornam-se autopoiéticas ipso facto. Considerar-se-á, então, a autopoiese sob o ângulo da ontogênese e da filogênese próprias a uma mecanosfera que se superpõe à biosfera. (2012, p. 50)

A observação de Guattari é relevante. O ambiente, no campo das ciências humanas, qualquer que seja ele, é constituído pela interação de diversos tipos de sistemas auto- e alopoiéticos, de natureza material e/ou imaterial, como, por exemplo, homem/máquinas/tecnologias/cultura/sociedade/língua/economia – ou seja, por entidades coletivas de naturezas diversas, que se autorreproduzem em outros sistemas, formando novas ligações rizomáticas, e que, portanto, em última análise, podem ser considerados de natureza autopoiética. Em função disso, muito além de se apresentar apenas como uma mera perturbação que levará à evolução dos sistemas autopoiéticos, o ambiente, na perspectiva de Guattari, é responsável por sua própria constituição.

A partir deste momento, retoma-se o conceito de rizoma de Deleuze e Guattari. A ideia de rizoma está na base de todo o conjunto de ideias desenvolvido pelos autores e é parte do que tem sido chamado de teoria “eco-social” da produção, apresentada, pela primeira vez, em Anti-Édipo (1972). Essa teoria pretende funcionar como uma ontologia da mudança, da transformação, ou do devir.

O rizoma se apresenta como um emaranhado de relações, que aponta e se alastra em todas as direções ao mesmo tempo, e no qual cada nó pode ligar-se a qualquer outro; um rizoma não pressupõe uma diferenciação entre sujeito e objeto (o princípio da ontologia simétrica) e não apresenta começo nem fim, abolindo, portanto, a direção e o sentido do próprio tempo, que, por consequência, não se apresenta mais como uma sucessão de passado, presente e futuro: “Um rizoma não tem começo nem fim; está sempre no meio, entre as coisas, é um inter-ser (interbeing, na versão em inglês utilizada aqui), um intermezzo” (Deleuze & Guattari, 2004, p. 27).

Outra característica que se evidencia é que o rizoma se apresenta diferente cada vez que se olha para ele. Os rizomas se encontram em estado de permanente devir, ou seja, na iminência de tornarem-se outros; além disso, apresentam agentes desterritorializados e em estado simbiótico com outros agentes, o que, por consequência, promove sua modificação e favorece a emergência de uma nova e única condição, a qual se constitui na única realidade possível. O novo estado de coisas, ou a nova composição que se apresenta é caracterizada por propriedades emergentes aquém e além da mera soma de suas partes. Ou seja, tornar-se é uma combinação de partes heterogêneas, é uma aliança e não apenas uma mera filiação entre as partes: “A árvore é filiação, mas o rizoma é uma aliança, exclusivamente uma aliança” (idem).

Na dimensão abstrata e virtual da aliança rizomática dos sistemas, ecoa o conceito deleuziano de corpo sem órgãos, introduzido no livro A Lógica do Sentido de Gilles Deleuze (1969), mas que, no entanto, ganhou maior relevância e tornou-se proeminente a partir de seu trabalho em colaboração com Félix Guattari.

Segundo os autores, cada corpo tem (ou expressa) um conjunto único de características, hábitos, movimentos etc., mas que, além disso, possui também uma dimensão virtual, um reservatório de características, potencialidades, conexões e movimentos possíveis. Esse conjunto de potenciais é o que eles chamaram de corpo sem órgãos. O corpo sem órgãos é ativado ou torna-se real de fato por meio da ação/interação com outros corpos e/ou com outros corpos sem órgãos. Os conceitos por detrás dos termos real e actual (real de fato) têm relação com o que, em filosofia, são os princípios de potencialidade e realidade — dicotomia utilizada por Aristóteles a fim de analisar o movimento, a causalidade, a ética e a fisiologia em suas obras Física, Metafísica, Ética e De Anima. Real remete a algo real, mas que ainda pode estar apenas em um estado de potencialidade, não se tendo tornado efetivo. Actual, por outro lado, remete ao “de fato real”, isto é, efetivo, algo que se torna real por meio de ação, interação, movimento, mudança ou atividade que representa o exercício ou cumprimento de uma possibilidade. Exemplo: uma tesoura tem o potencial de cortar tecido ou matar alguém e ambos, a tesoura e seu potencial, são reais, mas, se a tesoura for guardada na gaveta, seu potencial de cortar ou matar não será consumado. A tesoura só atingiria a capacidade de cortar ou matar de fato se a ação de cortar um tecido ou matar alguém fosse executada.

O conceito de corpo sem órgãos, inicialmente, se referia apenas à dimensão virtual do próprio corpo, mas, em Mil Platôs (1980), Deleuze e Guattari começaram a utilizar o conceito em sentido mais amplo, para se referir à dimensão virtual da realidade em geral.

O desenvolvimento dos conceitos de rizoma e corpo sem órgãos, no trabalho conjunto com Gilles Deleuze, e a argumentação de Guattari em defesa da expansão da teoria autopoiética para além do domínio biológico, em Caosmose, ajudaram a preencher, pelo menos em parte, a lacuna deixada por Maturana e Varela no aprofundamento das questões relativas à interação dos sistemas/organismos com o ambiente – ao menos no que diz respeito à transposição do conceito de autopoiese para o campo das ciências humanas, no qual as redes não exclusivamente biológicas operam em alianças rizomáticas, como anteriormente explorado.

A partir de Deleuze e Guattari, o ambiente se transformou de uma mera perturbação que conduz à adaptação dos sistemas autopoiéticos – como em Varela e Maturana – em corresponsável pela própria constituição dos sistemas e das alianças em questão. Além disso, passou a contribuir com o modo como esses sistemas interagem uns com os outros, independentemente de serem de mesma natureza ou de natureza diversa, ou seja, de natureza alo- ou autopoiética. A partir dos conceitos de Deleuze e Guattari, a complexa aliança entre sistemas pode ser identificada, descrita e analisada no ambiente das contingências e dos contextos associativos.

 

REFERÊNCIAS 

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DELEUZE, Gilles and Félix Guattari. A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. London/ NY: The Continuum Publishing Company, 2004.

FANAYA, Patrícia. Autopoiese, Semiose e Tradução: Vias para a Subjetividade nas redes Digitais. 2014. F. 151. Tese de doutorado em Comunicação e Semiótica (maiúscula pois é o nome do Programa) – Pontifícia Universidade Católica, SP.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução: Ana L. Oliveira e Lúcia C. Leão. Coleção Trans. 2. ed. Rio de Janeiro, Ed. 34, 2012.

MATURANA, Humberto & Francisco Varela. De Máquinas e Seres Vivos — Autopoiese: A organização do vivo. 3. ed.; Tradução Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

VARELA, Francisco; MATURANA, Humberto. Autopoiesis and Cognition: The Realization of the Living. Dordrecht: Holland/Boston, USA: D. Reidel Publishing Company, 1980.

VARELA, Francisco; MATURANA, Humberto. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução: Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena, 2011.''


Pauliana Valente Pimentel, da série Kub'Al Khali
 

“Enação” - a ação guiada pela percepção

 ''Enação é um termo cunhado pelos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela (1980, citados por Varela e cols., 1993), a partir da expressão espanhola en acción.

A enação pode ser compreendida em dois pontos congruentes e complementares:

1 - A ação guiada pela percepção, ou seja, a compreensão da percepção é a compreensão da forma pela qual o sujeito percebedor consegue guiar suas ações na situação local.

"Na medida em que estas situações locais se transformam constantemente devido à atividade do sujeito percebedor, o ponto de referência necessário para compreender a percepção não é mais um mundo dado anteriormente, independente do sujeito da percepção, mas a estrutura sensório-motora do sujeito."(Varela e cols., 1993, p. 235)

2 - A cognição, em suas estruturas, emerge dos esquemas sensório-motores vivenciados que permitem à ação ser construída e guiada pela percepção. É a estrutura vivencial sensório-motora contextualizada, "a maneira pela qual e sujeito percebedor está inscrito num corpo, [...] que determina como o sujeito pode agir e ser modulado pelos acontecimentos do meio." (Varela e cols., 1993, p. 235)''


  • Varela, F., Thompson, E. & Rosh. E. (1993). L’inscription corporelle de l’esprit. Sciences cognitives et expérience humaine. Paris: Editions du Seuil.
  • Arendt, R. J. J. (2000). O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista da enação, Psicologia: Reflexão e Crítica, vol.13 n.2 Porto Alegre

 

autopatia

nome feminino
1.
egoísmo exagerado
2.
insensibilidade perante o mal alheio

autopoiese, enação, simpoiese e enação autopoiética

 

anacenose

nome feminino
figura de estilo que consiste numa interpelação feita a outrem para lhe solicitar a opinião, estando certo de que esse parecer lhe será favorável

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Mário Viegas

 Era uma vez dez meninas

de uma aldeia muito probe.
Deu um tranglomanglo nelas
não ficaram senão nove.

Era uma vez nove meninas
que só comiam biscoito.
Deu um tranglomanglo nelas
não ficaram senão oito.

Era uma vez oito meninas
em terras de dom Esparguete
Deu um tranglomanglo nelas
não ficaram senão sete.

Era uma vez sete meninas
lindas como outras não veis.
Deu um tranglomanglo nelas
não ficaram senão seis.

Era uma vez seis meninas
em landas de Charles Quinto.
Deu um tranglomanglo nelas
não ficaram senão cinco

Era uma vez cinco meninas
em um triângulo equilatro.
Deu um tranglomanglo nelas
não ficaram senão quatro.

Era uma vez quatro meninas
qu'avondavam só ao mês.
Deu um tranglomanglo nelas
não ficaram senão três.

Era uma vez três meninas
em o paço de dom Fuas.
Deu o tranglomanglo nelas
não ficaram senão duas.

Era uma vez duas meninas
ante um home todo espuma.
Deu um tranglomanglo nelas
transformaram-se em só uma.

Era uma vez uma menina
terrada em terral (coval) mui fundo.
Deu um tranglomanglo nela
voltaram as dez ao mundo.

Mário Cesariny de Vasconcelos

segunda-feira, 10 de maio de 2021

The Doors. Waiting for the Sun. 1968.



Ivan’s Childhood. Andrei Tarkovsky, 1962.



 

''A Fábula A Gata e Afrodite, em que a gata, transformada em mulher pela deusa, se esquece da sua nova condição e corre atrás de um rato para o comer, Esopo viu a seguinte lição: "O perverso pode mudar de aparência, mas nunca de hábitos".

Fonte: Wikipédia

 No Cão e a sua Sombra existe a moral de que "Cuidado em não perderes o essencial, ao tentares agarrar a tua sombra"

Fábula de Esopo

O Galo e a Pérola

Fábula de Esopo

fabulista

razoar

 «Creio que, com o tempo, mereceremos que não haja governos.»

Jorge Luis Borges

The Doors - Love Her Madly


Don't ya need her badly?
Don't ya love her ways?
Tell me what you say
Don't ya love her madly?
Want to be her daddy?
Don't ya love her face?
Don't ya love her as she's walkin' out the door?
Like she did one thousand times before
Don't ya love her ways?
Tell me what you say?
Don't ya love her as she's walkin' out the door?
All your love
All your love
All your love
All your love, all your love is gone
So sing a lonely song
Of a deep blue dream
Seven horses seem to be on the mark
Yeah, don't you love her?
Don't you love her as she's walkin' out the door?
All your love
All your love
All your love
Yeah, all your love is gone
So sing a lonely song
Of a deep blue dream
Seven horses seem to be on the mark
Don't ya love her madly?
Well, don't ya love her madly?
Yeah, don't ya love her madly?

Compositores: John Densmore / Ray Manzarek / Robby Krieger / James Morrison

Quetzalcoatl

Quetzalcoatl ''( /ˌkɛtsɑːlkˈɑːtəl/) é uma divindade na cultura e na literatura mesoamericanas cujo nome vem da língua Nahuatl e significa "serpente emplumada" ou "serpente de penas quetzal". A adoração de uma Serpente Emplumada foi documentada pela primeira vez no Teotihuacan no primeiro século a.C. ou no primeiro século d.C..Esse período situa-se no período do pré-clássico até o início do período clássico (400 a.C. - 600 d.C.) da cronologia mesoamericana, e a veneração da figura parece ter se espalhado por toda a Mesoamérica pelo período clássico tardio (600–900 d.C.).''

Fonte: Wikipédia

mise en abîme

 "narrativa em abismo", usado pela primeira vez por André Gide ao falar sobre as narrativas que contêm outras narrativas dentro de si.

Fobias

 

cainotofobia

cai.no.to.fo.bi.a
kajnɔtɔfuˈbiɐ
nome feminino
PSICOLOGIA aversão patológica às novidades ou às novas situaçõescainofobia

 "Não estamos aqui para brincar. A vida não é brincadeira nenhuma. Mas um pouco de sonho nunca fez mal. Principalmente a um velhadas de 73. Sonho ou desejo ou ambição. Talvez mesmo ou até: cagança. Sim, isso."


in Prazo de Validade

Escritor, editor e crítico, Luiz Pacheco nasceu neste dia 7 de maio, no ano de 1925.

domingo, 9 de maio de 2021

"Saint Cloud", Waxahatchee


 Fotografia José Morujão

 ''A gratuitidade da violência é um factor determinante na nossa era tecnológica decorrente, maioritariamente, do poder da imagem.''


A (DES)APRENDIZAGEM DO HUMANO EM O REINO DE GONÇALO M. TAVARES 

Tese de Mestrado. Maria Margarida de Araújo e Marques Coimbra, 2010

 ''A ameaça hoje não é a passividade, mas a pseudo-actividade, a premência de «sermos activos», de «participarmos», de mascararmos o nada do que se move. As pessoas intervêm a todo o momento, estão sempre a «fazer alguma coisa»; os universitários participam em debates sem sentido, e assim por diante. O que é verdadeiramente difícil é darmos um passo atrás, abstermo-nos. Os que estão no poder preferem muitas vezes até mesmo uma participação crítica, um diálogo, ao silêncio: implicar-nos no «diálogo», de modo a assegurarem-se de que a nossa ameaçadora passividade foi quebrada. (…) Por vezes, não fazer nada é a coisa mais violenta que temos a fazer.''

 Slavoj Žižek, Violência

 ''Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. 

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. 

Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive. ''


 Ricardo Reis

Livro:  "A morte e morrer entre o lugar e o deslugar"

 Padre José Nuno Ferreira da Silva

Vamos morrer

Vamos morrer, mas somos sensatos,
e à noite, debaixo da cama,
deixamos, simétricos e exactos,
o medo e os sapatos.


Pedro Mexia,
Senhor Fantasma

sexta-feira, 7 de maio de 2021

The Who - Baba O'Riley

 

rebuço


nome masculino
1.
parte de capa ou capote com que se oculta o rosto
2.
lapela
3.
figurado disfarce, dissimulação
4.
figurado vergonha, escrúpulo
sem rebuço
com toda a sinceridade, sem pudor

«(...) quebrando na borda da chávena de chá o cigarro de luxo que pouco antes acendera»

André Brun. O Homem que Queria Conhecer as Mulheres. Atêtheia Editores, Lisboa, 2016., p. 44

'' A definição do pecado implica a possibilidade do escândalo''

Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 97


 

Tudo o que não provém da fé é pecado.

 «Não, o contrário do pecado é a fé; como diz a Epístola aos Romanos (14,23): Tudo o que não provém da fé é pecado. E uma das definições capitais do cristianismo é que o contrário do pecado não é a virtude, mas sim a fé.»

Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 95

«(...) o pecado é, precisamente, uma categoria do espírito»

 Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 94

pelagianismo

nome masculino

RELIGIÃO, HISTÓRIA doutrina defendida por Pelágio, frade britânico do século V, que foi considerada herética pela Igreja católica por defender que o pecado original apenas comprometera Adão (e não o conjunto da humanidade) e por afirmar que cada homem é totalmente responsável pela própria salvação, sem necessidade da graça divina

'' todo o pecado o é perante Deus''

 Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 93



Carla Van de Puttelaar

 

 «(...) a ignorância desesperada de Deus, a ignorância de se estar perante Deus: «de se estar sem Deus no mundo»

Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 93

 «(...), porque todo o pecado é perante Deus, ou antes, o que transforma um pecado numa falta humana é a consciência que o culpado tem de estar perante Deus.»

Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 93

acuometria

quarta-feira, 5 de maio de 2021

universalizar

tête-à-tête


AUTO-RETRATO

Espáduas brancas palpitantes:
asas no exílio dum corpo.
Os braços calhas cintilantes
para o comboio da alma.
E os olhos emigrantes
no navio da pálpebra
encalhado em renúncia ou cobardia.
Por vezes fêmea. Por vezes monja.
Conforme a noite. Conforme o dia.
Molusco. Esponja
embebida num filtro de magia.
Aranha de ouro
presa na teia dos seus ardis.
E aos pés um coração de louça
quebrado em jogos infantis.

 

As gradações da consciência do eu

(A qualificação: perante Deus)


Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 91

''o desespero da resignação''

desespero qualificado

''(...) o que faz do pecado aquilo que os juristas chamam «desespero qualificado»;''

Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 87


 

 «Pecamos quando, perante Deus ou com a ideia de Deus, desesperados, não queremos ou queremos ser nós próprios.»

Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 87

self-idolatria

''irar demoníaco''

Kierkegaard. O Desespero A Doença Mental. Tradução de Ana Keil. RÉS- Editora, Porto, s/d, p. 82

 

ataraxia medicamentosa
estado de tranquilidade e de indiferença por efeito de agentes neurolépticos

Unknown Mortal Orchestra - Multi-Love

 “She don’t want to be a man or a woman. She wants to be your love”

es.cal.pe.li.zar

Navalheira

segunda-feira, 3 de maio de 2021

relação tempo-imagem-memória-sonho

'' A burocracia virtuosamente assassinada, a hierarquia metamorfoseada no desfrute da fraternidade, da solidariedade, da camaradagem

A humanidade manifestando-se em toda a sua beleza no “paraíso de todos os medos”.

A abnegação e o medo, eis o ser humano na sua totalidade.''


Mário Tomé





Kat Bawden


Linda Martini - Semi Tédio dos Prazeres

 Cemitério

Dos prazeres
Olha como a gente foge
Este tédio
Se quiseres
Ainda me
Apanhas hoje
Cava a enxada
A terra molhada
Abre o sol
Lázaro diz
Que já foi feliz, mas acordou
Larguei pele
Pertenci
Existir
Só pra agradar
Quantos sapos
Engoli
À espera
De me engasgar
Cava a enxada
A terra molhada
Abre o sol
Lázaro diz
Que já foi feliz, mas acordou
Só sorrisos a esconderem facas
Folhas de horas sujas e baratas
Do subúrbio ao matadouro
Um murmúrio: tira-me o couro
Troca por ouro

Compositores: André Henriques / Cláudia Guerreiro / Hélio Morais / Pedro Geraldes

“Os artistas não são um luxo, são uma necessidade”

Chus Martínez

''razões autobiográficas''

Ann Cvetkovich

 “How to preserve our most intimate recollections without being captured or renderem hypervisible and knowable?”

biografismo

Dá-me A Tua Melhor Faca


 

"um vale da construção da alma"

"Quanto mais investigamos os fenómenos da natureza, mais descobrimos a simplicidade e a unidade na sua concepção",

Humphry Davy

"A Era do Deslumbramento"

"A percepção da verdade é um sentimento quase tão simples como o da percepção da beleza; e o génio de Newton, Shakespeare ou Miguel Ângelo e o de Handel não são, em carácter muito distantes. A imaginação bem como a razão são necessárias para a perfeição na mente filosófica. A rapidez de combinação, a capacidade de perceber analogias e de as comparar com os factos é a fonte criativa da descoberta. A descriminação e a delicadeza da sensação, tão importantes na pesquisa física, são outras palavras que significam gosto; e o amor da natureza é a mesma paixão que o amor do magnífico, do sublime e do belo", in "A Era do Deslumbramento", R. Holmes (pág 362).

 poetas românticos

Coleridge, Wordsworth, Byron e Keats

O que há-de ser de nós

 Já viajamos de ilhas em ilhas

Já mordemos fruta ao relento
Repartindo esperanças e mágoas
Por tudo o que é vento
Já ansiamos corpos ausentes
Como um rio anseia p'la foz
Já fizemos tanto e tão pouco
Que há de ser de nós?
Que há de ser do mais longo beijo
Que nos fez trocar de morada
Dissipar-se-á como tudo em nada?
Que há de ser, só nós o sabemos
Pondo o fogo e a chuva na voz
Repartindo ao vento pedaços
Que hão-de ser de nós?
Já avivamos brasas molhadas
No caudal da lágrima vã
E flutuando, a lua nos trouxe
À luz da manhã
Reencontramos lágrima e riso
Demos tempo ao tempo veloz
Já fizemos tanto e tão pouco
Que hão de ser de nós?
Que há de ser da mais longa carta
Que se abriu, peito alvoroçado
Devolver-se-á, "Endereço errado?"
Que há de ser, só nós o sabemos
Pondo o fogo e a chuva na voz
Repartindo ao vento pedaços
Que hão de ser de nós?
Já enchemos praças e ruas
Já invocamos dias mais justos
E as estátuas foram de carne
E de vidro os bustos
Já cantamos tantos presságios
Pondo o fogo e a chuva na voz
Já fizemos tanto e tão pouco
Que hão de ser de nós?
Que há de ser da longa batalha
Que nos fez partir à aventura?
Que será que foi
Quanto à quanto dura?
Que há de ser, só nós o sabemos
Pondo o fogo e a chuva na voz
Repartindo ao vento pedaços
Que hão de ser de nós?

Compositores: Ivan Lins / Sergio De Barros Godinho

Linda Martini - Se Me Agiganto

Se Me Agiganto

Espero que te venha o sono 
Que te deites cedo, antes de eu chegar 
Que isto de ser dois, longe do plural 
É tão singular

 Paredes de empena 
Já nem vale a pena 
Resta-nos arder 
Que esta chama lenta 
Já virou tormenta 
E ao entardecer 

Ninguém me diz 
O que há depois de nós
 E se depois de nós 
Os dois me agiganto 

Eu já fui embora 
Já marquei a hora
 Pra não me atrasar 
Já comprei bilhete 
Deixei-te um bilhete 
E a descongelar
 Os restos de ontem 
Dão pra o jantar 

Ninguém me diz 
O que há depois de nós
 E se depois de nós 
Os dois me agiganto

Linda Martini - Se Me Agiganto

''As andorinhas é que são rainhas // A voar as linhas da liberdade''

 Ana Moura

Andorinhas 

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