sábado, 28 de janeiro de 2017
''baloiços distraídos no fluir dos dias.''
João Rui de Sousa. Enquanto a Noite, a Folhagem. Tertúlia Poética/Clube dos Poetas Vivos. 1ª Edição, 1991., p. 114
Etiquetas:
João Rui de Sousa,
verso solto
You Can't Win, Charlie Brown - Above the Wall
Letra
If you can peek above the wall
Then I’ll be looking up
Your other side is calling me
But I’m afraid to jump
Over the wall I’m looking toward
But roots and machines are holding on
And over this side I’m not exactly alone
You keep calling over with your eyes
I’m not sure if I’m liking the surprise
‘Cause back on my side I’m not exactly alone
In my own time alone
Back in my seat
Filling up my head with all I want
Nothing goes by
Over the wall
And I’m not so sure that’s what I want
But when you come on to my side and pull me over by surprise
Now I don’t know if I should go
‘Cause I might find another place but I don’t know if I can replace
My home I gathered in these walls
But you’re here now
Come on, go
Take the whole wall down
Out of this home
Bring me out there now
And pull with your song
And I’ll go along
Etiquetas:
Charlie Brown,
música,
música portuguesa,
vídeos,
You Can't Win
“de certo modo, todos nós somos arquivo, arquivos vivos e encarnados.”
(Mark Gisbourne, 2007)
Etiquetas:
arte contemporânea,
citações,
self
“febre de arquivo” (Derrida, 1995)
“febre de arquivo” (Derrida, 1995) contemporânea, que se caracteriza pela utilização de procedimentos arquivísticos - coleccionar, extrair, catalogar - que, tal como permitidos pelas tecnologias digitais, desafiam os protocolos dos arquivos tradicionais e oficiais, e obrigam a questionar os seus limites - partilhamos não só o que está no arquivo, como produzimos e depositamos materiais no arquivo.
"Isto de ser moderno é como ser elegante: não é uma maneira de vestir mas sim uma maneira de ser.", José de Almada Negreiros.
Etiquetas:
citações,
josé almada negreiros
The Flat (1968) By Jan Švankmajer
“To me, animation is like magic. It’s not about making things move, but making things live. This is the domain of magic. And that is what I have always tried to achieve in my films–not just to move objects, but to breathe life into them and explore their inner being.”
Jan Švankmajer
Etiquetas:
cinema,
citações,
Jan Švankmajer
O amor de Neruda é um amor sem término
''O amor de Neruda é um amor sem término, um amor que “assim como não teve nascimento/ morte não tem, é como um longo rio,/ só muda de terras e de lábios” (NERUDA, 2016, p. 108). É um amor de marinheiro – o amor que o poeta ama -, pois os marinheiros “besan y se van./ Dejan una promesa./ No vuelven nunca más”. O amor do poeta é “el amor que se reparte/ en besos, lecho y pan./ Amor que puede ser eterno/ y puede ser fugaz./ Amor que quiere libertarse/ para volver a amar./ Amor divinizado que se acerca/ Amor divinizado que se va”; amor que sabe que há horas de partir, amor de naufrágios.''
Não te quero senão porque te quero – Pablo Neruda
Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te,
como um cego.
Talvez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.
( Pablo Neruda )
Etiquetas:
citações,
Pablo Neruda,
poema,
poesia
quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
«Há sem dúvida quem ame o infinito,/ Há sem dúvida quem deseje o impossível,/ Há sem dúvida quem não queira nada —/ Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:/Porque eu amo infinitamente o finito,/ Porque eu desejo impossivelmente o possível,/ Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,/ Ou até se não puder ser...»
Álvaro de Campos
Álvaro de Campos
Arte e esperança: percursos de práticas artísticas para a inclusão: Com a finalidade de refletir sobre o papel da arte como motor de inclusão e mudança social, esta conferência integra, no seu painel de oradores, artistas e investigadores com vasta experiência em arte comunitária e participativa, como François Matarasso (Reino Unido), Hugo Cruz, Diana West e Rui Vieira Nery.
Etiquetas:
Arte,
Fundação Calouste Gulbenkian,
projectos
"Ouve, Amada, a noite. Quão serena
a lua se levanta
sobre o mar e sobre a tua formosura.
A noite canta.
a lua se levanta
sobre o mar e sobre a tua formosura.
A noite canta.
Ouve, Amada, a fonte. No fundo
da sua calma sonora,
com música mais doce que esse canto,
a fonte chora.
da sua calma sonora,
com música mais doce que esse canto,
a fonte chora.
Ouve, Amada, o silêncio. Que repouso
de paixão, de angústia e de batalha.
Reina a perfeição por sobre os lírios.
É a felicidade que se cala."
de paixão, de angústia e de batalha.
Reina a perfeição por sobre os lírios.
É a felicidade que se cala."
"Onze Poetas do Modernismo Hispano-Americano"
- José Asunción Silva/ Rubén Darío/ Amado Nervo/ Leopold Lugones/ José Martí.
- José Asunción Silva/ Rubén Darío/ Amado Nervo/ Leopold Lugones/ José Martí.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
terça-feira, 24 de janeiro de 2017
domingo, 22 de janeiro de 2017
sábado, 21 de janeiro de 2017
''abate os miúdos de caça''
Dylan Thomas. Sob o Bosque de Leite. Teatro. Tradução de Nuno Vidal. Edições Cotovia, Lda, Lisboa., p. 1992., p. 31
Etiquetas:
Dylan Thomas,
peça de teatro
''um homenzinho tosco, vai-a-todas,''
Dylan Thomas. Sob o Bosque de Leite. Teatro. Tradução de Nuno Vidal. Edições Cotovia, Lda, Lisboa., p. 1992., p. 27
Etiquetas:
Dylan Thomas,
imagens,
peça de teatro,
teatro
crinolina
Guarda-roupa da época vitoriana, que apareceu em meados do século XIX e tratava-se de uma armação feita de crina de cavalo e linho – materiais que inspiraram o seu nome – e que prendia vários aros de metal, formando uma gaiola, que era usada por baixo das saias das senhoras para lhes dar volume.
Subscrever:
Mensagens (Atom)