domingo, 15 de março de 2020

cabotino

ca.bo.ti.no
Translineação
kɐbuˈtinu
nome masculino
1.
ator ou comediante itinerante
2.
depreciativo ator ou comediante sem qualidade
adjetivo, nome masculino
figurado, depreciativo que ou indivíduo que procura atrair atenções alardeando as qualidades que, suposta ou realmente, possui; vaidoso, presunçoso


um não-acontecimento

«Na verdade, porém, o 25 de Abril parece agradar a cada vez menos gente. Há autores para quem o salazarismo não foi um fascismo, e outros para quem o 25 de Abril não foi exactamente uma revolução. O que faz com que, aparentemente, na frase «25 de Abril sempre, fascismo nunca mais», não haja nada que se aproveite. Nem o 25 de Abril foi 25 de Abril, nem o fascismo foi fascismo.»

Ricardo Araújo Pereira. Novas Crónicas da Boca do Inferno. Ilustrações de João Fazenda. Lisboa, Tinta-da-China, 2009., p. 24
« O escritor Mário de Carvalho costuma advertir para a necessidade de distinguir o povo do populacho, porque o primeiro é um conceito nobre e até mítico, e o segundo é uma massa infame. »

Ricardo Araújo Pereira. Novas Crónicas da Boca do Inferno. Ilustrações de João Fazenda. Lisboa, Tinta-da-China, 2009., p. 23

miudagem

''bate-bocas da escola''

Ricardo Araújo Pereira. Novas Crónicas da Boca do Inferno. Ilustrações de João Fazenda. Lisboa, Tinta-da-China, 2009., p. 22
«Milhares de pessoas embrenhadas no seu consumismo acéfalo dificultam-me a tarefa de consumir acefalamente, que é tão retemperadora da alma, o que raras vezes se admite.»

Ricardo Araújo Pereira. Novas Crónicas da Boca do Inferno. Ilustrações de João Fazenda. Lisboa, Tinta-da-China, 2009., p. 20

''consumismo acéfalo''


Ricardo Araújo Pereira.
Novas Crónicas da Boca do Inferno. Ilustrações de João Fazenda. Lisboa, Tinta-da-China, 2009., p. 20

sábado, 14 de março de 2020

Robert Doisneau. Los hermanos, París, 1936


«Quero ver a que sabe o teu descuido
De não pores em meus olhos tuas mãos»

The life of pioneering singer Chavela Vargas, from her birth in Costa Rica in 1919 to her death in Mexico in 2012.
«Porque quem nunca amou, nunca viveu''

The life of pioneering singer Chavela Vargas, from her birth in Costa Rica in 1919 to her death in Mexico in 2012.

«Me mata uma dor,
me mata um querer,»

The life of pioneering singer Chavela Vargas, from her birth in Costa Rica in 1919 to her death in Mexico in 2012.

alma ferida


The life of pioneering singer Chavela Vargas, from her birth in Costa Rica in 1919 to her death in Mexico in 2012.
''E sempre muito desgarrada, muito sofredora. Como se já tivesse nascido com as feridas da vida e da morte.''

The life of pioneering singer Chavela Vargas, from her birth in Costa Rica in 1919 to her death in Mexico in 2012.

''E despertei chorando de alegria''

mãos em jarra

''Solidão...
Os arroios estão secos
Nas ruas há mil ecos
Que te gritam sem cessar

Solidão
Volta já
Volta já 
Minha solidão''

Chavela Vargas

segunda-feira, 9 de março de 2020

A Nau de Ícaro

“excesso de realidade”


as interdependências

“Dorita vive em escultura como outros vivem em religião: num acto de entrega absoluta em si mesma.” 
David Mourão Ferreira, 1987
''(…)um Santo António gordo e bonachão, um santo bem português e humano, um santo feito para a reza.''

Jorge Amado, Crítica sobre a escultora Dorita de Castel’Branco
''Levar-te à boca,''

Eugénio de Andrade

''Sem pensamento não há erotismo. ''

''Não há arte sem erotismo.''

domingo, 1 de março de 2020

''A tempestade envelhecia o dia.''

Inimigo Rumor. Fabrício Carpinejar. Livros Cotovia., p. 71

ca.va.nha.que

Knocking On Heaven's Door

Mama, take this badge off of me
I can't use it anymore
It's getting dark, too dark to see
I'm feelin' like I'm knocking on Heaven's door

Knock, knock, knocking on Heaven's door
Knock, knock, knocking on Heaven's door
Knock, knock, knocking on Heaven's door

Knock, knock, knocking on Heaven's door

Mama, put my guns in the ground
I can't shoot them any more
That long black cloud is coming down
I'm feelin' like I'm knocking on Heaven's door


ASSOBIO DA ÂNCORA

«O rio baixava os olhos de vergonha: não sabia ler o alfabeto das aves. As es-
trelas nos fitavam com afinco, como se não houvesse outros olhos além dos meus.
Os vaga-lumes não acenderam o guizo. Os bois enviesaram as narinas. O nevoeiro
aquecia o mundo. O bosque dos seios, sem saída. A cintura quebrada, a porta, comigo
dentro. Não controlamos a fúria, baixando o escudo dos dentes. A espuma cobiça os 
teus cabelos, as tranças continuam crescendo. A água é mais veloz no corpo da mulher.
Os insectos de grave som corriam no varal dos ouvidos. Os pés sorrateiros, incansáveis,
cavavam o tambor. Arrisquei tudo o que eu não era. O limo folheava os contornos da 
nuca. Do quadril ao pescoço, avançavas o fio elástico da foice. As unhas afundavam
a pele ao rumor do osso. Eu cheirava ervas, musgo, urina do mato. Não havia 
consciência a sangrar naquele momento. Pálido, pão dormido. O relógio ficou cego 
às 23:30.»

Inimigo Rumor. Fabrício Carpinejar. Livros Cotovia., p. 71

“neve de sangue”

''faixas de vermelho e cor-de-rosa a cortar as bordas dos glaciares a acumular-se nas planícies geladas''
''A neve é, na verdade, um tipo de alga pigmentada de vermelho chamada Chlamydomonas Chlamydomonas nivalis, que se esconde em campos de neve e montanhas em todo o mundo. As algas prosperam na água gelada e passam os invernos adormecidos na neve e no gelo. Quando o verão chega e a neve derrete, as algas florescem, espalhando esporos vermelhos e parecidos com flores.''





''Limpeza das Campas''



terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Agnes Obel - Fuel To Fire



Do you want me on your mind or do you want me to go on
I might be yours as sure as I can say
Be gone be faraway
Roses on parade, they follow you around
Upon your shore as sure as I can say
Be gone be faraway
Like fuel to fire
Into the town we go, into your hideaway
Where the towers grow, gone to be faraway
Sing quietly along
Pious words to cry into the under
Upon your shore as sure as I can say
Be gone be faraway
Oh what a day to choose
Torn by the hours
All that I say to you
Is like fuel to fire
Into the town we go, into your hideaway
Where the towers grow, gone to be faraway
Never do we know, never do they give away
Where the towers grow, only you will hear them say
Sing quietly along
Sing quietly along


Compositores: Agnes Caroline Thaarup Obel

rábula


« A mulher disse: - No livro que estou a traduzir aparece uma citação de Baudelaire: a única acção política que ele entende é a revolta. E eu pensei de repente: a única acção política que eu entendo é o amor.
Franziska: - Só entre os homens é que há disso.
 A mulher : - E como é que te dás com o Bruno?
Franziska: - O Bruno é uma pessoa que é como que feito para ser feliz. É por isso que ele anda agora tão descontrolado. E tão teatral! Ele faz-me nervos. Vou mandá-lo embora.
 A mulher: - Ah, Franziska. Isso dizes tu de todos. E acabas sempre por ser abandonada.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 63

''Tenho medo da felicidade.''


Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 62

''(...) paisagem plana, gelada, sem árvores.''


Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 55
«De noite a mulher estava sentada à mesa; chorava, imóvel, silenciosamente.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 55
«Coçou com violência a raiz dos cabelos com a mão inteira até ficar quase a sangrar.»



Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 53

« A mulher: - Vou vestir-me bem para continuar a trabalhar. De repente apeteceu-me.
    O editor:  - Toma comprimidos?
     A mulher: - Às vezes...para me manter acordada.
    O editor: - Quanto a isso preferia não dizer nada, uma vez que considera ameaças todas as advertências. Tome só cuidado em não apanhar aquele olhar suave e triste que têm tantos tradutores.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 52/3

Palavras de antanho

“Andamos aqui todos numa fona!”

 “Ó menina, olhe que vai ficar cheia de fonas.”

cravo maltratado

ilhas abençoadas


Rajão

babugem

«- Também eu estou triste, não és só tu.»


Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 46

Donatário

Porto-santenses

Harlem River



Harlem River talk to me
Tell me what you think about
Harlem river I'm in love love love love
Harlem River talk to me
Where' we headed now
Harlem River I'm in love love love love
All because of you
In my pearl and my diamond shoe
I climbed a cloud
Now i stole the moon
Harlem River
All because of you
And Harlem River swallow me
Put your hands around my neck
And Harlem River I can't breathe
They've got the lights down now
And Harlem River give me wings
Put my head up in the clouds
And Harlem River all because
Oh I'm nowhere now
Harlem River
The music's true
And in my pearl and diamond shoes
I climbed a cloud
And now i stole the moon
Harlem River
All because of you
And i don't know
I don't

Extremismos Políticos

HISTÓRIA E MEMÓRIA

«Diz: « A minha mulher é uma sonhadora.» Se sonhar significa ser o que se é, então quero ser sonhadora.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 44

«Até agora os homens me enfraqueceram.»


Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 44

sábado, 22 de fevereiro de 2020

«Mas o meu lençol não é mortalha, só sono espesso, inconsciência; para acordar, há um rumor a tremer na casa como uma fome.»

Inimigo Rumor. Pedro Eiras. Livros Cotovia., p. 69

O SOPRO SOB OS PULSOS

Inimigo Rumor. Pedro Eiras. Livros Cotovia., p. 69

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020


''Depois, chegou Janeiro. E, com Janeiro, as metástases no cérebro.''

António Araújo. A morte do Príncipe.
"a morte pode fazer com que uma pessoa se torne naquilo para que foi chamada a ser; ela é, talvez, no pleno sentido da palavra, uma realização"

François Maurice Adrien Marie Mitterrand

“Catarina e a Beleza de Matar Fascistas”

Peça de Teatro de Tiago Rodrigues

misoginia

''agulha de coser''

«Au pays de l'idéal: J'attends d'un homme qu'il m'aime pour ce que je suis et pour ce que je deviendrai.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 43

« - Não fiques demasiado tempo sozinha. Senão morres disso.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 29

«De repente Bruno puxou por uma fotografia da mulher, pô-la em frente dela e queimou-a com o isqueiro. A mulher tentou não sorrir, olhou noutra direcção, mas depois sorriu.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 28

«Eu disse à Franziska que uns choques eléctricos eram capazes de te voltar a pôr a cabeça no seu lugar.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 28

''comoção muda''


Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 23

«Franziska levou à boca o copo vazio; fez movimentos como se estivesse a beber.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 23

mexeriquices

''relva enregelada''

semiobscuridade


''Tive de repente medo de enlouquecer de solidão, ''

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 12
«A escuridão, o frio nas narinas, e eu não podia falar com ninguém. Ouvir uma vez de noite os lobos a uivarem foi como uma consolação para mim.»

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 12
casaco assertoado
casaco de trespasse

'' o rosto rígido de esgotamento''

Peter Handke. A Mulher Canhota. Tradução de Maria Adélia Silva Melo. Difel., p. 10

domingo, 9 de fevereiro de 2020

«Sermos putas que sangram muito e de forma muito profunda na noite. Quando amam. Quando lhes escapa o coração da caixa dos sonhos mortos.»

Inimigo Rumor. Lupe Gómez. Livros Cotovia., p. 68
«À grama queimada e sem água, dentro do seu olhar, ressecado como um vaso deixado a sós, diante da porta que se abre, as nuvens, uma a uma, saindo pela janela.»

Inimigo Rumor. André Dick. Livros Cotovia., p. 66

Theatre of the Mind


«Vejo a floresta diante de mim. Há quem fale da minha crueldade; a impossibilidade de me encontrar é que é a única crueldade e sou eu quem a sofre.»

Inimigo Rumor. Fernando Guimarães. Livros Cotovia., p. 58

«Eu sou o rio onde o meu nome passa e continuamente se repete para que fique de novo abandonado: tigre, tigre.»

Inimigo Rumor. Fernando Guimarães. Livros Cotovia., p. 58

«Caminho sempre. Caminho através deste meu nome. Sei que é uma longa viagem.»

Inimigo Rumor. Fernando Guimarães. Livros Cotovia., p. 58

Tiger, tiger.

W.Blake, Songs of Experience

O BOSQUE DOS SUICIDAS

Inimigo Rumor. Jenaro Talens. Livros Cotovia., p. 56
« Pensar no contrário da música. Pensar em um homem parado frente a pia da cozinha em silêncio. Pensar no que o homem vê e em seu desejo de que os objectos se mantenham em silêncio. Pensá-lo de tal modo que também as aparências se mantenham em silêncio. Pensar que de todo modo não tem importância.»

Inimigo Rumor. Aníbal Cristobo. Livros Cotovia., p. 53

''Tempo de agarrar o amor pelos dentes e de o guardar nas bocas e cabeleiras interiores.''

Inimigo Rumor. Dora Ribeiro. Livros Cotovia., p. 51

«Dona Estética, você apesta a auto-complacência. Dona Senhora, ama da doença e enfermeira da melancolia: as suas partes baixas cheiram mal, se me permite esta grosseria, ou mesmo que não mo permita.»

Inimigo Rumor. Jorge Riechmann. Livros Cotovia., p. 59
«Aos poucos, Selena volta a brilhar no céu da minha boca. Mas não posso abusar. Ainda estou fraco para a emoção de tocá-la. Não devo esquecer que acabo de sair de uma temporada no inferno.»


Inimigo Rumor. Eudoro Augusto. Livros Cotovia., p. 44

''Afilhados de sal''

Inimigo Rumor. Michel Deguy. Livros Cotovia., p. 41

sábado, 8 de fevereiro de 2020

«Rir resulta sempre de um erro e a morte não seria mudar.»

Inimigo Rumor. Tarso de Melo. Livros Cotovia., p. 34
''Os deuses se cansaram, as águias se cansaram, a ferida, cansada, fechou-se.''

Inimigo Rumor. Tarso de Melo. Livros Cotovia., p. 33

''mastigavam a manhã sem qualquer ruído''

Inimigo Rumor. Tarso de Melo. Livros Cotovia., p. 33

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020


« O DITADOR RÓI AS UNHAS »

Inimigo Rumor. João Camilo. Livros Cotovia., p. 32

« O espírito de K. estava meio-triste, talvez; mas sem razão, talvez.»

Inimigo Rumor. João Camilo. Livros Cotovia., p. 32

«Decifre-me, dizia-lhe eu, cumpra a sua promessa. Mas ele não parecia ouvir-me e repetia que só o sofrimento me esperava, que em mim, como um país devastado pela peste, germinavam e haviam de desenvolver-se as forças temíveis da autodestruição.»


Inimigo Rumor. João Camilo. Livros Cotovia., p. 31
« Como o meu pai, ele fez-me compreender que em mim só existiam razões para ver o futuro como angústia.»

Inimigo Rumor. João Camilo. Livros Cotovia., p. 31

Fat White Family - When I Leave



Front garden like a prayer of grass
That God's overlooked
Front door like a decency
With no follow-up
Patriotic mountain love
A peasant tycoon
Forget about your womanhood
Sing no other tune
When I leave, where will you call home?
When I leave, where will you call home?
Chicken carcass floating on a sea
Of broken cabers
Overcrowded Odeon
I'm sweating tears
I've been there and I am there still
Mid-aftermath
Heroic and colossal baby
When you look back
When I leave, where will you call home?
When I leave, where will you call home?
When I leave, where will you call home?
When I leave, where will you call home?
Fonte: Musixmatch

Compositores: Benjamin Romans Hopcraft / Alexander White / Saul Henry Owen Adamczewski / Lias Kaci Saoudi

« tinha sempre um gosto de sal na boca e os dentes sempre sangravam.»

Inimigo Rumor. Fabiano Calixto. Livros Cotovia., p. 30
« tentou o suicídio há dez anos. tentou novamente há poucos meses.»

Inimigo Rumor. Fabiano Calixto. Livros Cotovia., p. 30

''Deus das águas, agora também ferido.''

Inimigo Rumor. Livros Cotovia., p. 19

''Sobre a pedra cheia dormia o deus.''

Inimigo Rumor. Livros Cotovia., p. 19

''O céu, ferido.''



Inimigo Rumor. Livros Cotovia., p. 19

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

 Artistas Plásticos 

Miguel Ângelo Lupi, Fausto Sampaio, José de Moura, Neves e Sousa, Cruzeiro Seixas, Eleutério Sanches ou Dília Fraguito Samarth
''Minha obra é negra, é feminina e é marginal. Sou uma rebelde. Nunca me preocupei em mascarar ou asfixiar qualquer coisa que pudesse ou não se encaixar nos padrões do que se entende por arte. Sempre busquei um não conformismo frente ao que está estabelecido. Tive de superar muitos obstáculos porque sou uma mulher, porque sou negra e porque era muito velha para ser considerada um dos jovens talentos brasileiros da arte. '' (Gomes, 2018, apud Collymore)

Obra de Sónia Gomes

termo latino designare, enraízam os verbos portugueses Desenhar e Designar


Now I'm interested in embroidery and knitting in order to make a parallel between the process of handcraft and the process of nature. Creating structures with threads similar to the tissues ofaplant for example. The knitting in the work forces us to change our view of nature, and explore its structures and processes (Barboza, 2015)

a violência e o erotismo

conceito de Eu-pele (Moi-peau), teorizado pelo psicanalista Didier Anzieu (1995)

''história de resistência criativa narrada no feminino''

Teresa Matos Pereira
«O modelo de uma sociedade patriarcal, que domina as construções sócio-culturais ocidentais encontra-se na base de uma invisibilidade e subalternização da actividade artística da mulher. »

Teresa Matos Pereira
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