quinta-feira, 17 de outubro de 2019


domínio monopolista

capitalismo monopolista do pós-guerra

''Reescrevendo o aforismo de Marx, não é a máquina a vapor que explica o capitalismo, mas sim o capitalismo que explica a máquina a vapor como dispositivo disciplinador do trabalho num quadro de relações de produção definidas pelo assalariamento. ''

‘uberização da economia'

'' apoios sociais desligados do trabalho como o Rendimento Básico Incondicional (RBI)''
''o atraso na recuperação no ciclo económico dos anos noventa conhecido como ‘eurosclerose’ ''
Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na
vontade popular e empenhada na construção de uma
sociedade livre, justa e solidária.

(Constituição da República Portuguesa, artigo 1.º)

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Rabujice

O homem tem quatro vidas
          De anjo,
          De pavão.
          De burro e
          De cão
De anjo, enquanto criança
De pavão, quando conquistador
De burro, enquanto casado
De cão, quando for velho
Que só come o que o que lhe dão.

(Monsanto)

Memórias de um povo. Poesia popular. Orientação e Compilação de Maria Antioneta Garcia. Centro Cultural da Beira Interior, Covilhã, 1982., p. 50

sin.di.cân.ci.a

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

domingo, 29 de setembro de 2019

The new Eve II, May 1997 - Bettina Rheims


covacho

co.va.cho
kuˈvaʃu
nome masculino
pequena cova em que se deitam sementes

pardinha

par.di.nha
pɐrˈdiɲɐ
nome feminino
ORNITOLOGIA (Saxicola rubetra) pequeno pássaro insetívoro, de peito alaranjado e
cabeça e asas escuras, também conhecido por borra, cartaxo-nortenho, chasco, etc.

Labandeira, Lavadeira, Lavandisca, Lavandeira,

Alveliço, Alvela, Alvéloa, Arvela

Quatrocentos alfaiates
Outros tantos cardadores,
Para matar uma aranha,
Foram chamar os pastores.

Quatrocentos alfaiates
Todos postos em campanha,
Com tesouras e agulhas,
Para matar uma aranha.

Memórias de um povo. Poesia popular. Orientação e Compilação de Maria Antioneta Garcia. Centro Cultural da Beira Interior, Covilhã, 1982., p. 49
(...)

«Arruma-te rapariga
Que vem aí toiro.»

Memórias de um povo. Poesia popular. Orientação e Compilação de Maria Antioneta Garcia. Centro Cultural da Beira Interior, Covilhã, 1982., p. 41




[Verse: Lloyd Luther]
Yeah
A few mates, weed in a car
That's how it starts, peer pressure
Bored, so we smoke weed in the dark
Til' we get munchied, sweeter [?]
The youth club's shut like a door
It's a circle three-point one four
Go to a dealer, try and get drugs all alone
Inhale and then sleep on floors
Dre said go get high
So if there's no sex like she's tight
Hide from pigs, sell all on the shit
Or sit on her mates and get high like a kite
It's IQ vaccination but the TV already leaves you brainless
And pharmacists don't wanna cure you
They make money, business ain't for you
Unless you're the boss
They will never cure aids
I'm tryna gauge what Maggie Johnson's paid
What are we swallowing today?
I spit brave them emcees are dead John Wayne
I'm an emcee's pain paracetamol
I make them suicidal eat them all
Life ain't sweet at all
So we all drink ethanol
And take antidepressants
Like love it's a bad dependence
Fiending, the boss dresses you
Like a girl that's fake like a ride
The first eye is great but wait
The drop's always bigger than the high that you gain
Now you're addicted, tryna keep that high you made
The circle's made it's a game
And like the U.S
Soon there'll be no NHS
Imagine the cash the pharmacy gets
Never used to be any prescription victims
But now a hypochondriac's stressed
Like OCD there's big dealers
Going in hard like V for his penis
Sellin' E to believers
Use it fair like jeepers creepers
I'm parrin' your raps
When they say my bars are hard like smack
Girls think they're bulimic
And we think that we ain't lean enough to get gash
So many take steroids
Slimming pills if you think
That you're fat
Every month there's a new virus scam
So you take new pills
Supply and demand
Then create a demand like sex or coffee
Recreational drugs or toffees
There's no end to it yo
Just because we all think we're below the controllin' when my spirit don't even need the components
But try tellin' the crackheads, stop droners
You won't know where your phone is
Robbed, now they know where your home is
Have we all got bipolar or do they misdiagnose ya?
For the cash
What's after that?
The aftermath
There's no Dre rap for that
I have to ask: the popularisation
Is this the popularisation
They like us if we're a dead patient
Blood is amazing
Is it mason?
We're always high, it's a fact
Off bad chemicals like doner kebabs
Big dealers are always poppin' the gat
There's three ways to die just lookin' at that
In fact the whole news bulletin is a trap
So it's drugs we use like nobbin' a slag
My mate went mad like a dog and a cat
In a mental ward because of rockin' the hash
The weed he smoked wasn't natural
Factual, they went down with capsules
But that one-point-four can be medicine
Like hemp, an other form can be used for fuel
But alcohol's legal fags are legal
Which kills three-hundred percent more people?
So, you see?
Who we got left to count on?
The police?
No, other only hope we be gettin'
Is guys like those who made penicillin
If that was invented now; pharmacists would be makin' a killin'
And already like Freddy, they are killin'
'Cause cash ain't in cures but treatment
Drugs in food, killin'
No phones for cures man they're chillin'
We're products of peer pressure
Claimin' we smoke for the leisure
But we don't smoke for the pleasure
It's a bad habit like fucking girls, you know it ain't forever
The drugs they sell are placebos
Nurses care but they don't
Waiting lists for drugs better than chemo
More poison, but it's the only hope
Where you live even counts
You can't get treatment in certain towns
That's why things are a steeple
They just see numbers not people
Imagine having aids
Thinking of [?] molecules for aids
Humans are the only species that trick their own, that includes disease
So we take what we don't need
I know guys with pills for every vitamin
The third world don't get medicine they need
Genocide, like me with any emcee
We're gonna end with pills for tea with addiction, like girls with shoes on their feet
Pharmaceutical companies are governments and dealers
Moving seeds
Shit foods, we're sent to buy
Acidic, but much worse than the sprite
The best food's alkaline
For PH even with pesticides
Now to stay alive
You have to work your arse off or risk your life
No time to cook rice
You're stressed, rely on drugs for good times
So there's many dealers, poker
Not many healers I know of
Like it's their fault if they shoot up
LSD, it's either dole or too rock
No work like a hard drive crash your work is hard work
We go and get smashed
And the unemployed have more time to drink so death from drink is a rising fact
At least it won't be overpopulated
Taking your wealth and then you get cremated
Give it to the rich, like a slag you hated
So all that's left is them
And some slaves witt
Have we ever been addicted
Is it a state of mind we've been gifted
We'll all be in the wine-house like Amy
For the pain they've inflicted
They control everything
Mould everything, how they don't know anything
Til' we learn we are actually free
And we ain't robots like Wall-e
Or take what we think sets us free
But it makes us psycho like Tempa-T
Til' we know telepathy, we might be on pills, vodka and weed
There's more to life, it ain't over
Taking shit until you fall over
'Cause it's fine, it's our culture
Do you wanna die early?
Answer that, rant over
Actually no
I got flows when they actually don't
They say they care but fluorides in water
So I know that they actually won't
Do anything they actually pose?
Is a natural element for all we know
So I fuck like a penis
'Cause we're in a system of a genius
They wanna make more money
So they don't care 'bout anyone's mummy
Get what you're given, if anyone's funny
They will start merkin' anyone's money
They say everything in moderation
But half of what moderated is fatal
It's up to you whether you know or I told ya
Rant over
(...)

« O teu galo 
Canta
O meu assobia »


Memórias de um povo. Poesia popular. Orientação e Compilação de Maria Antioneta Garcia. Centro Cultural da Beira Interior, Covilhã, 1982., p. 29
« Oh! Maria Cotovia 
Põe-te de pé
Que é já dia
Senão vem
O bicho mau
Que te come
O bacalhau. »

Memórias de um povo. Poesia popular. Orientação e Compilação de Maria Antioneta Garcia. Centro Cultural da Beira Interior, Covilhã, 1982., p. 27

sábado, 28 de setembro de 2019

'' A amizade é sobretudo certeza''

Daniel Sampaio

Carriça

(...)

« Nas ancas do meu cavalo
Eu já vi correr um galo»


Memórias de um povo. Poesia popular. Orientação e Compilação de Maria Antioneta Garcia. Centro Cultural da Beira Interior, Covilhã, 1982., p. 23

(...)

«Nesta idade em que estou
Ninguém viu mais do que eu,»

Memórias de um povo. Poesia popular. Orientação e Compilação de Maria Antioneta Garcia. Centro Cultural da Beira Interior, Covilhã, 1982., p. 23
Era e não era
Andava na serra 
Lavrando na vinha
Com bois que não tinha
Chegou a notícia
Que o Pai era morto
E a sua Mãe por nascer
Pôs as pernas às costas
E deitou-se a correr.
No meio do caminho
Encontrou um pessegueiro
Carregado de avelãs
Subiu para cima
E colheu maçãs-
 - Que anda você a fazer
No faval alheio?
- Ando a colher pepinos
E a metê-los pró seio!
Atirou-lhe um troço de couve,
Bateu-lhe na testa,
Quebrou-lhe um joelho.

(Idanha-a-Nova)

Memórias de um povo. Poesia popular. Orientação e Compilação de Maria Antioneta Garcia. Centro Cultural da Beira Interior, Covilhã, 1982., p. 22


Sarah Afonso com o marido, Almada Negreiros.

Em 1934 casa-se com Almada Negreiros, tentando a partir daí conciliar a vida de mãe de família e de pintora. Nos primeiros anos de casamento desenvolve o que será a parte mais importante da sua obra pictórica. "Dos retratos de meninas e mulheres e das paisagens urbanas passa para composições que incorporam motivos antes utilizados nos bordados, oriundos da cultura e imaginário populares. Evoca, a partir da memória da infância passada no Minho, costumes (procissões, festas, alminhas) e mitologias populares"

«Ó Caracol !»

«Ó Caracol !», era assim que o Senhor Caetano lhe costumava chamar. Ora a Caracol era muito boa rapariga, mas também muito distraída. Para além de nunca saber o que havia de fazer  para comer, sentava-se nas cadeiras por vezes sem reparar que em cima delas havia tesouras ou tubos de linhas, e por vezes queria dizer uma coisa e dizia outra.''

Maria José. Memórias da Alta Costura.

emissão da “Telescola”

''(...) o principal estratego do golpe de 25 de Abril de 1974, líder de uma corrente militar onde iam desembocar várias tendências políticas de extrema-esquerda: Otelo Saraiva de Carvalho.''


“Venham, por favor, todos juntos contra os assassinos da esperança.”

Bernard Henri-Lévy

''o país do escritor que inventou o desassossego''

Bernard Henri-Lévy
“os fantasmas portugueses da minha própria e revolucionária juventude”

Bernard Henri-Lévy

Bernard Henri-Lévy: “É a primeira vez que temos um tempo sem esperança e isso é mortal”

«Tem uma forte dor de cabeça e uma dor ainda maior na alma, percebemos. Lamentará o “terceiro suicídio da Europa” e confessará, a certa altura, não ter nada para dizer.»
< FÉ >

                < ESPERANÇA >

''carros alegóricos''

domingo, 22 de setembro de 2019

'' as mulas dos carros da lenha''

Maria José. Memórias da Alta Costura.

''colchas de seda''

Maria José. Memórias da Alta Costura.

''xaile traçado sobre o peito''

Maria José. Memórias da Alta Costura.

escoicear

''(...) tentavam pôr em ordem, os machos e as mulas,''

Maria José. Memórias da Alta Costura.


‘’Segundo as crenças antigas, o sarampo não precisava de médico! Era, cama, quarto às escuras e panos vermelhos nas janelas.’’

Maria José. Memórias da Alta Costura.

’ É teu, o gatinho?
- Não, filha! – Respondeu uma delas com a voz entaramelada. – Eu não tenho gato nem cão! Só tenho o mundo.’’


Maria José. Memórias da Alta Costura.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

domingo, 15 de setembro de 2019

 «(...); porque se o lobo ou o leão lhe tinham engolido o cordeiro pela cabeça»


Luísa Costa Gomes. Clamor. Teatro. Edições Cotovia, Lisboa, 1994., p. 55

e.xe.cran.do


apascentar

''bom bailador // bom ovelheiro''


«Perguntaram ao Baptista, quem era? Respondeu ele: Ego vox clamantis in deserto. Eu sou uma voz, que anda bradando neste deserto.»

Luísa Costa Gomes. Clamor. Teatro. Edições Cotovia, Lisboa, 1994., p. 47
«SEGUNDO COLONO  Que não passamos da mesma tristíssima miséria!»

Luísa Costa Gomes. Clamor. Teatro. Edições Cotovia, Lisboa, 1994., p.43

carestia


nome feminino
1.falta ou escassez de víveres ou de certo produto
2.preço superior ao valor real ou tabelado
3.aumento do custo de vida; subida dos preços

''Dilúvio Universal''


e tutti quanti

ob.si.di.ar

sábado, 14 de setembro de 2019

“nobiliarquias”

The emotions [páthe] are all those affections which will cause men to change [metabállontes] their opinion in regard to their judgements [kríseis], and are accompanied by pleasure [hedoné] and pain [lypé]; such as anger [orgé], pity [éleos], fear [phóbos], and all similar emotions and their contraries.
[ARISTOTLE, 1994, p. 173 (II.I.8 ff.)]
La poésie est création d’un sujet assumant un
nouvel ordre de relation symbolique au monde.

Jacques Lacan
“o amor nunca acaba”

 S. Paulo, Coríntios, 13.8
''A tristeza é a passagem do homem de uma perfeição maior para uma menor”

– Espinosa, Ética III, definição dos afectos
''(...) Só o pregador sabia, na Alemanha, quanto pesa uma sílaba, uma palavra, em que sentido é que uma frase salta, se precipita, corre, termina; só ele é que tinha consciência nos seus ouvidos, má consciência muitas vezes.» (Para Além do Bem e do Mal, 257)

''disciplina da retórica - a arte de persuadir''

“Diffraction/Refraction”


neoliberalismo

sectarismo

'' apenas me preocupa atingir o coração do coração e iluminar tudo.''

 ''Colóquio Internacional apenas me preocupa atingir o coração do coração e iluminar tudo. António Lobo Antunes: 40 Anos de Vida Literária que terá lugar no dia 28 de setembro, entre as 10h00 e as 19h30, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.''

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

vozearia

'' o poder dos pulmões antigos''

in Luísa Costa Gomes. Clamor. Teatro. Edições Cotovia, Lisboa, 1994
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