terça-feira, 17 de março de 2015


«-Tu não queres ser idiota: Convém-te fingir sê-lo quando pretendes exasperar-me.
-Isso é cá comigo.
-É contigo..., o quê? exasperar-me? E comigo..., não?
-Se te exasperas...,é contigo: Não tenho nada com isso. Se te exaspero, é comigo: Não tens nada com isso. Queres coisa mais clara? De resto, ouve: Eu posso fingir-me idiota, saber-me a fingir, sem por isso deixar de ser idiota. Não sabes que os homens que se fingem doidos são doidos? E só o não são no momento em que se fingem doidos, porque então querem ser o que são; ora quando se quer ser o que se é, já se não é o que se é.
-Tu fazes-me perder a cabeça! Explica-te melhor.
-Mas essas palavras não exprimiam pensamentos?»



José Régio. Obra Completa. Teatro I. Jacob e o Anjo ou A história do Rei e do Bobo. Edição Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005., p. 31
Powered By Blogger