quarta-feira, 10 de junho de 2015

*

29-80              O pensar, e o pensar sempre
                           Dá-me uma forma íntima e (...)
                           De sentir, que me torna desumano.
                           Já irmanar não posso o sentimento
                           Com o sentimento doutros, misantropo
                           Inevitavelmente e em minha essência.

                           Toda a alegria me gela, me faz ódio,
                           Toda a tristeza alheia me aborrece,
                           Absorto eu na minha, maior muito
                           Que outras. E a alegria faz-me odiar
                           E, conquanto o não queira assim sentir,
                           Sinto em mim que a minha alma não tolera
                           Que seja alguém do que ela mais feliz.
                           O rir insulta-me por existir,
                           Que eu sinto que não quero que alguém ria
                           Enquanto eu não poder! Se acaso tenho
                           Sentir, querer, só quero incoerências
                           De indefinida aspiração imensa,
                           Que mesmo no seu sonho é desmedida.
                           E às vezes com pensar sinto crescer
                           Em mim loucuras de (...)
                           E impulsos que me transem de terror
                           Mais são apenas              (...)         e passam.
                           Mais de sempre é em mim (quando não penso
                           E estou no pensamento obscurecido)
                           Uma vaga e (...) aspiração
                           Quiescente, febril e dolorosa
                           Nascida do                    (...)    pensamento
                          E acompanhando-o comovidamente
                          Nas inércias obscuras do meu ser.



Fernando Pessoa. Fausto -Tragégia Subjectiva. Texto estabelecido por Teresa Sobral Cunha. Prefácio por Eduardo Lourenço. Editorial Presença., p. 13

Sem comentários:

Enviar um comentário

Powered By Blogger