quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

«Erasmus contou-lhes a fábula de Penélope, que fazia e desfazia a famosa teia, à espera do esposo Ulisses.

 - Vós sois a Penélope da nossa república, disse ele ao terminar; tendes a mesma castidade, paciência e talentos. Refazei o saco, amigas minhas, refazei o saco, até que Ulisses, cansado de dar às pernas, venha tomar entre nós o lugar que lhe cabe. Ulisses é a Sapiência.»

A Sereníssima República, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.

''a perfeição não é deste mundo''

A Sereníssima República, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.

espórtula


nome feminino
gratificação em dinheirogorjeta
«Não sendo possível perseguir ninguém por defeitos de ortografia ou figuras de retórica, pareceu acertado rever a lei.»

A Sereníssima República, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.

argentário

ar.gen.tá.ri.o
ɐrʒẽˈtarju
nome masculino
1.
guarda-pratas
2.
figurado homem de muito dinheirocapitalista
«Como eles são principalmente geômetras, é a geometria que os divide em política. Uns entendem que a aranha deve fazer as teias com fios rectos, é o partido rectilíneo; - outros pensam, ao contrário, que as teias devem ser trabalhadas com fios curvos, - é o partido curvilíneo. Há ainda um terceiro partido, misto e central, com este postulado: - as teias devem ser urdidas de fios rectos e fios curvos; é o partido recto-curvilíneo; e finalmente, uma quarta divisão política, o partido anti-recto-curvilíneo, que fez tábua rasa de todos os princípios litigantes, e propõe o uso de umas teias urdidas de ar, obra transparente e leve, em que não há linhas de espécie alguma. Como a geometria apenas poderia dividi-los, sem chegar a apaixoná-los, adoptaram uma simbólica. Para uns, a linha recta exprime os bons sentimentos, a justiça, a probidade, a inteireza, a constância, etc., ao passo que os sentimentos ruins ou inferiores, como a bajulação, a fraude, a deslealdade, a perfídia, são perfeitamente curvos. Os adversários respondem que não, que a linha curva é a da virtude e do saber, porque é a expressão da modéstia e da humildade; ao contrário, a ignorância, a presunção, a toleima, a parlapatice, são rectas, duramente rectas. O terceiro partido, menos anguloso, menos exclusivista, desbastou a exageração de uns e outros, combinou os contrastes, e proclamou a simultaneidade das linhas como a exacta cópia do mundo físico e moral. O quarto limita-se a negar tudo.»

A Sereníssima República, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.

«Este sistema fará rir aos doutores do sufrágio; a mim não. Ele exclui os desvarios da paixão, os desazos da inépcia, o congresso da corrupção e da cobiça. Mas não foi só por isso que o aceitei; tratando-se de um povo tão exímio na fiação de suas teias, o uso do saco eleitoral era de fácil adaptação, quase uma planta indígena. »

A Sereníssima República, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.
«(...), e já que um pobre não tem luxos, ao menos que na graça seja igual aos outros.»

Alves Redol. Constantino guardador de vacas e de sonhos. Publicações Europa- América. p. 10

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

«— Hoje quase não tenho tido tempo de estar com você, disse ela a Maria Olímpia, perto de meia-noite.

— Naturalmente, disse a outra abrindo e fechando o leque; e, depois de umedecer os lábios, como para chamar a eles todo o veneno que tinha no coração: — Ipiranga, você está hoje uma viúva deliciosa... Vem seduzir mais algum marido? »

A Senhora do Galvão, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Volume de contos. Rio de Janeiro : Garnier, 1884.

''(...)era a sensação de uma grande carícia pública, a distância; era a sua maneira de ser amada.''

A Senhora do Galvão, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Volume de contos. Rio de Janeiro : Garnier, 1884.

''meia lua de diamantes para o cabelo, emblema de Diana,''

A Senhora do Galvão, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Volume de contos. Rio de Janeiro : Garnier, 1884.
«Ao bater das quatros horas (era a hora do marido) nada de marido. Nem às quatro, nem às quatro e meia.»

A Senhora do Galvão, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Volume de contos. Rio de Janeiro : Garnier, 1884.

''Há dessas ironias do acaso, que dão vontade de destruir o universo.''

A Senhora do Galvão, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Volume de contos. Rio de Janeiro : Garnier, 1884.
«Começaram a rosnar dos amores deste advogado com a viúva do brigadeiro, quando eles não tinham ainda passado dos primeiros obséquios. Assim vai o mundo. Assim se fazem algumas reputações más, e, o que parece absurdo, algumas boas. »

A Senhora do Galvão, de Machado de Assis 

Fonte: ASSIS, Machado de. Volume de contos. Rio de Janeiro : Garnier, 1884.

domingo, 26 de janeiro de 2020


It was dark and the moon was out
I wore the prettiest dress
And I couldn't wait to dance all night on the dance floor
I felt so beautiful, worth my sparkles
Jenny drove us and we stole a bottle of wine from the basement
The minute I came and I saw you
You were beautiful, the prettiest guy in the whole crowd
Gorgeous beard with colorful ends, colorful ends
Come on dance with me
Come on, come on dance with me
I heard your name was Dan, I felt the word D-A-N
Rolling in my mind
And I licked my lips, while looking at you fly
I wish you could see me, look at me
Ask me to spend the whole night with you, on the dance floor
'Cause I crave you, I crave you, I crave you tonight
Come on dance with me, come on dance with me
Give me a wink if you want me to faint
And I know you want me 'cause you push me down tonight
Come on dance with me, come on dance with me
Give me a wink if you want me to faint
And I know you want me
Give me a wink if you want me to faint
I see them looking at you
You were beautiful
Now I'm crying 'cause I know I can't kiss you
I want our lips to touch, to burn
Feel the pleasure in my skin
Yeah, yeah, I'm the prettiest virgin
Talk to me, look at me, can't you see I can't take it?
I feel so lonely, I wish I could kiss you under the table
Come on dance with me, come on dance
Give me a wink if you want to me to faint and I know you want me
Ah, gve me a wink if you want to me to faint and I know you want me
Fonte: LyricFind
Compositores: Armand Bultheel / Clara Cappagli

Letras de Prettiest Virgin © Sony/ATV Music Publishing LLC

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

''A virgindade das Forças Armadas é uma aldrabice. Nem são virgens nem querem ser.''

Mário Tomé

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004)

« O feminismo não é a luta das mulheres contra os homens: é a luta das mulheres pela sua autodeterminação; é o processo de libertação de uma cultura subjugada; é a conquista do espaço social e político onde ser mulher tenha lugar».

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

«Não dizia mal de ninguém, perdoava tudo. Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar.»

Missa do Galo, de Machado de Assis
«Em verdade, era um temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lágrimas, nem grandes risos. No capítulo de que trato, dava para maometana;»

Missa do Galo, de Machado de Assis
«Vivia tranquilo, naquela casa assombrada da Rua do Senado, com os meus livros, poucas relações, alguns passeios.»

Missa do Galo, de Machado de Assis
«Ao passar pela Glória, Camilo olhou para o mar, estendeu os olhos para fora, até onde a água e o céu dão um abraço infinito, e teve assim uma sensação do futuro, longo, longo, interminável. »

A Cartomante, Machado de Assis 
Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.
«Camilo quis sinceramente fugir, mas já não pôde. Rita, como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo, fez-lhe estalar os ossos num espasmo, e pingou-lhe o veneno na boca. Ele ficou atordoado e subjugado.»

A Cartomante, Machado de Assis 
Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.
«Faltava-lhe tanto a ação do tempo, como os óculos de cristal, que a natureza põe no berço de alguns para adiantar os anos. Nem experiência, nem intuição.»

A Cartomante, Machado de Assis 
Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.
«(...) diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.»

A Cartomante, Machado de Assis 
Fonte: ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

"“a desintegração da melodia
a desintegração do corpo
a desintegração da palavra”

(Rui Nunes, in "Baixo Contínuo")

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O deserto inominável


O deserto é um silêncio depois do mar,
é o êxtase da luz sobre o coração da areia.
Vai-se e volta-se e nada se esquece.
Tudo se oculta para depois se dar e se ver
no ponto em que os ventos se cruzam
e as almas gritam no fundo dos poços.
Os cestos sobem e descem prometendo água,
uma frescura que derrete a febre.
Não são as tâmaras que adoçam a boca,
é a beleza das mulheres dissimulando
o desejo como um pecado sob a escuridão dos véus.
As serpentes assobiam ou cantam
conforme o veneno que lhes molda o sangue.
Enroscam-se sobre as pedras
como fragmentos de lua à espera da manhã.
E a sombra alonga-se nas dunas
ondulando rente às palmeiras
como a última cobra do medo das crianças.
Não há ruído maior que este silêncio
que se serve com tâmaras e com chá
na mesa rasteira, sobre a terra molhada.
É no que não se nomeia que está o infinito.


José Jorge Letria. Os Mares Interiores. Editorial Teorema, Lisboa, 2001., p. 66

''A Primavera é sempre uma promessa''


José Jorge Letria. Os Mares Interiores. Editorial Teorema, Lisboa, 2001., p. 62

Sobre a natureza humana

Ao filho expulso do círculo da virtude
não se pede nem clemência nem pureza.
Deixa-se que o tempo lavre e molde,
que as águas passem e deixem, residual,
um sedimento de areia fina,
quase uma promessa de ouro
sobre o lenço de linho, sem mácula.
Ao filho que chora aos pés do trono
não se dá piedade nem ternura.
Deixa-se que o poder, entronizando-o,
o alivie das terrenas mágoas
que tornam um homem igual
aos outros homens quando sofrem.
Tudo isto está escrito nas linhas e nas telas
para que a natureza humana, sinuosa,
não seja, pelo esquecimento burilada,
apenas um cesto de romãs na cesta dos eternos retornos.

José Jorge Letria. Os Mares Interiores. Editorial Teorema, Lisboa, 2001., p. 36

''carne abandonada no estendal da noite.''


José Jorge Letria. Os Mares Interiores. Editorial Teorema, Lisboa, 2001., p. 34
«Eu nunca tive medo dos cães, juro,
nem mesmo quando as papoilas
salpicavam de sangue as toalhas
em que se deita a Primavera.»


José Jorge Letria. Os Mares Interiores. Editorial Teorema, Lisboa, 2001., p. 34
«Começaram a rosnar dos amores deste advogado com a viúva do brigadeiro, quando eles não tinham ainda passado dos primeiros obséquios. Assim vai o mundo. Assim se fazem algumas reputações más, e, o que parece absurdo, algumas boas. »

A Senhora do Galvão, de Machado de Assis Fonte: ASSIS, Machado de. Volume de contos. Rio de Janeiro : Garnier, 1884.
«— Tu és vulgar, que é o pior que pode acontecer a um espírito da tua espécie, replicou-lhe o Senhor. Tudo o que dizes ou digas está dito e redito pelos moralistas do mundo. É assunto gasto; e se não tens força, nem originalidade para renovar um assunto gasto, melhor é que te cales e te retires. »

A Igreja do Diabo de Machado de Assis 
«— Só agora concluí uma observação, começada desde alguns séculos, e é que as virtudes, filhas do céu, são em grande número comparáveis a rainhas, cujo manto de veludo rematasse em franjas de algodão. Ora, eu proponho-me a puxá-las por essa franja, e trazê-las todas para minha igreja; atrás delas virão as de seda pura...

 — Velho retórico! murmurou o Senhor. »

A Igreja do Diabo de Machado de Assis 
«Não tarda muito que o céu fique semelhante a uma casa vazia, por causa do preço, que é alto. Vou edificar uma hospedaria barata; em duas palavras, vou fundar uma igreja. Estou cansado da minha desorganização, do meu reinado casual e adventício. É tempo de obter a vitória final e completa. E então vim dizer-vos isto, com lealdade, para que me não acuseis de dissimulação... Boa idéia, não vos parece?
 — Vieste dizê-la, não legitimá-la, advertiu o Senhor, 
— Tendes razão, acudiu o Diabo; mas o amor-próprio gosta de ouvir o aplauso dos mestres. Verdade é que neste caso seria o aplauso de um mestre vencido, e uma tal exigência... Senhor, desço à terra; vou lançar a minha pedra fundamental.

 — Vai.»

A Igreja do Diabo de Machado de Assis 
«Há muitos modos de afirmar; há só um de negar tudo.

 Dizendo isto, o Diabo sacudiu a cabeça e estendeu os braços, com um gesto magnífico e varonil. Em seguida, lembrou-se de ir ter com Deus para comunicar-lhe a idéia, e desafiá-lo; levantou os olhos. Acesos de ódio, ásperos de vingança, e disse consigo:

— Vamos, é tempo. E rápido, batendo as asas, com tal estrondo que abalou todas as províncias do abismo, arrancou da sombra para o infinito azul. »

A Igreja do Diabo de Machado de Assis 
«Uma igreja do Diabo era o meio eficaz de combater as outras religiões, e destruí-las de uma vez.»

A Igreja do Diabo de Machado de Assis 
«(...) aquelas fadigas dos casais tinham o perigo de instalar-se como fadiga de vida e, expandindo-se para fora do indivíduo, igualmente do universo, das folhas murchas nas árvores, do rio fluindo dolente como de lama, do desbotado céu. - Mas como tais coisas sucediam sempre apenas quando o homem e a mulher se encontravam a sós, com o rodar dos anos fui evitando todas as situações alongadas «a dois» ( o que tão-pouco era solução ou, se sim, seria cobarde).»


Peter Handke. Para uma Abordagem da Fadiga. Tradução de Isabel de Almeida e Sousa. Difel, Lisboa, 1989., p. 20
«Ao fim da tarde de...abateu-se sobre o Cinema Apolo em...caindo de um céu radiante, uma fadiga catastrófica, por lá adentro. Vitimou um jovem casal, até ali em vibrante harmonia, que pelo impulso da onda da fadiga foi arremessado, um para cada lado; e no final do filme que, diga-se de passagem, tinha o título de Acerca do Amor, sem um olhar mais, ou sequer uma palavra de um para o outro, seguiram caminhos para sempre divididos.» Sim, tais fadigas desavindas, ao atacar, eram sempre acompanhadas de incapacidade para olhar e mutez; eu, não poderia, não teria podido dizer-lhe: «Estou farto de ti», nem sequer simplesmente «Farto!» (o que, como grito comum, nos teria, talvez, libertado dos infernos de solidão): tais fadigas calcinavam a nossa aptidão para falar, a alma. Assim estivéssemos nós, efectivamente, em condições para seguir caminhos diversos! Não, tais fadigas tinham como efeito que os intimamente cindidos, exteriormente, como corpos , tivessem de permanecer juntos. Sucedia então que ambos, possuídos pelo demónio da fadiga, passavam eles mesmos a ser temíveis.

Temíveis para quem?

Sempre para o outro. Aquele género de fadiga, em mutismo, como tinha de permanecer, impelia à violência, que talvez se manifestasse apenas por um olhar que desfigurava o outro, não só como pessoa em si, mas também como sexo oposto: asquerosa e ridícula esta geração de mulheres ou de homens, com este andar carnal feminino, com estas incorrigíveis poses masculinas. Ou então, a violência manifestava-se dissimuladamente, em um outro ser, no como que fortuito matar de uma mosca, no como que distraído arrancar de uma flor. Sucedia também a pessoa ferir-se a si própria, quando um deles trincava a ponta dos dedos, quando o outro se queimava numa chama; quando ele se socava no rosto, quando ela, como uma criança pequena. apenas sem as almofadas protectoras, se atirava para o chão. Por vezes, contudo, um tal padecente de fadiga agredia também fisicamente quem junto com ele fora tomado de aprisionamento, ao inimigo ou à inimiga, pretendia fustigá-lo arredando-o do seu caminho, procurava, ao lançar injúrias balbuciadas, libertar-se dela aos gritos. Esta violência da fadiga-casal, em todo o caso, era a única saída possível; porquanto, usualmente, se tornava então efectivo o afastamento um do outro. Ou, em outro caso, a fadiga dava lugar a um extenuamento pelo qual, enfim, se podia respirar fundo e reflectir. Sucedia, talvez, acabarem por retornar um para junto do outro, e os dois olhavam-se estupefactos, ainda abalados pelo justamente, ocorrido, sem capacidade para compreendê-lo. Podia advir então uma contemplação do parceiro, embora com uns olhos inteiramente outros: « Que foi isso que nos sucedeu no cinema, na rua, sobre a ponte?»


Peter Handke. Para uma Abordagem da Fadiga. Tradução de Isabel de Almeida e Sousa. Difel, Lisboa, 1989., p. 16-18

Esta capacidade de saber ver Arte


em Artes, Crónicas

''Apreciar obras de arte, saber admirá-las como testemunhos e como presença na senda dos seus saberes estéticos e afectivos, é não só um privilégio do nosso mundo de viventes, como um imperativo de todas as pessoas, sejam governantes, tutelas, comunidades ou públicos em geral. E quando falamos em arte falamos em arquitectura e urbanismo, escultura e pintura, ourivesaria e têxteis, fotografia e gravura, mobiliário e artes de decoração, em poesia e demais literatura, em música e teatro e outras artes do espectáculo, em graffiti e na BD, em muitos outros géneros e subgéneros em que se manifesta essa sua capacidade de gerar fascínios, seja por via erudita ou ingénua, rica ou pobre, de vanguarda ou de conformismo.
Foi sempre assim, pelo menos desde o século XV, o tempo do Renascimento, quando as qualidades auráticas das artes, além de libertarem os seus autores das velhas teias gremiais e do anonimato servil, criaram uma verdadeira consciência de defesa de um Património comum que urgia (e urge) ser preservado e valorizado. Todavia, se foi e é sempre imenso esse poder de fascínio das obras de arte (todas elas, melhores ou piores que sejam), também o seu grau de fragilidade não é menor, dada a frequência com que tantos monumentos e obras foram alvo de atentados iconoclásticos, de maus restauros, de processos de destruição pura e simples, ou de um silencioso abandono que os condena à desmemória.
É por isso que a História da Arte é cada vez mais uma disciplina importante, com forte impressão digital na vida das sociedades e com empregabilidade crescente nos nossos dias. O facto de saber estudar e valorizar as obras vivas, prevenindo ao mesmo tempo os péssimos efeitos da negligência e abandono, da especulação e esquecimento, torna-a cada vez mais necessária. Apesar das inerentes dificuldades, os historiadores de arte de hoje tentam cumprir esse objectivo através do estudo integrado e comparativo, do inventário de espécimes, dos processos de conservação, musealização e salvaguarda e da maior consciencialização junto das comunidades para com o seu património.
É possível e necessário repensar a prática actual dos nossos estudos de História-Crítica das Artes sob novas luzes.
Em primeiro lugar, defender uma prática micro-artística consequente, porque o conjunto de artistas e obras que esta disciplina visa estudar não se resume mais a certos nomes e peças previamente determinados por um olhar de preconceito (tal como o que durante tantas décadas dominou em Portugal sobre o nosso património). Recordo como o património artístico do Distrito de Santarém durante muitos anos se resumia ao Gótico escalabitano ou ao foco de Tomar, esquecendo-se as especificidades de tantas obras de arte renascentistas, maneiristas ou barrocas que, depois de estudadas e valorizadas, brilham hoje nas salas do belíssimo Museu Diocesano de Santarém (e em outros espaços visitáveis do Ribatejo).
Depois, há que destacar sempre a condição trans-contemporânea de todas as obras de arte (tenham elas sido criadas em tempos pré-históricos, medievais, modernos, ou dos nossos dias) já que, na sua dinâmica inesgotável, única e irrepetível, a arte é sempre um exercício de engenho que se situa algures entre o desafio, o testemunho e a inquietação, e é por isso que, de per si, se assume terreno de contemporaneidade, na medida em que (disse-o Arthur C. Danto), seja no ontem ou no amanhã, põe sempre à prova a nossa sensibilidade de interlocutores.
Em terceiro lugar, e porque muitas das obras de arte que a humanidade conserva são actos sublimes pois atingem o estádio aurático da invocação permanente e o renovado convite ao deleite, impõem na sua abordagem crítica uma dimensão antropológica. Tenho aprofundado esta vertente com Aurélio Lopes, certo de que a arte tem sempre uma dimensão espiritual: «toda a arte é sacra ou não é arte», disse Ernesto de Sousa (tal como eu um incréu…) no contexto da famosa exposição Alternativa Zero (1974).
Em quarto lugar, as obras de arte têm a imensa capacidade de se abrir às novas circunstâncias que se sucedem no seu tempo de vida, acumulando contextos e memórias, mesmo que os tempos e gostos sucedâneos se mostrem esquecidos, senão hostis, face à sua presença, como tantas vezes sucede. Descobrir os escuros e luzes destes percursos faz parte da chamada Fortuna Crítica, etapa madura da nossa investigação. Ai daquela História da Arte que se conforme com o estudo do contexto histórico em que a obra em apreço foi realizada, julgando que basta essa circunstância, por mais fértil de resultados que seja, para perceber as qualidades da peça que estuda!
Enfim, temos de ter em conta o poder de encantação permanente das obras de arte, que por isso mesmo têm uma imensa dimensão social, capaz de (à revelia das crenças ideológicas, credos religiosos, ou condição étnica e civilizacional) definir um terreno comum de afectividade. Sim, as obras de arte têm mais poder do que a violência dos homens: mostram o poder do pensamento, imaginação e engenho humanos através do acto de criar, esbatem as diferenças, e podem tornar-nos pessoas melhores e mais solidárias. Este poder interage no tempo, quando existe sensibilidade capaz de dialogar com a sua transcendência: a scintilla divina de que falava León Battista Alberti no século XV, a ideia suprema capaz de enfrentar os males do mundo exposta por Benito Arias Montano no século XVI, a prisca pictura de sentido neoplatónico de Francisco de Holanda no Portugal do tempo de D. João III, ou essa indefinida mas contagiante aura descrita por Walter Benjamin no século passado… Para um homem de fé como Frei Bento Domingues, «o poder da arte resulta da capacidade enigmática de certas obras provocarem a ruptura com as evidências convencionais da realidade e de criarem um novo e inconfundível mundo de experiências de fruição estética pela densidade das emoções que desperta». Segundo diz em entrevista recente, não existe outra produção humana tão elevada de espiritualidade e força anímica como a arte, tão frágil na (i)materialidade quanto poderosa na essência e na capacidade permanentemente renovada de gerar afectos…
A nós, eternos mortais sem remédio visível, apenas cabem as tentações interpretativas e o prazer de fruir os discursos da arte. E, já agora, as possibilidades de lhe conferir ‘mais vida’, aduzida tanto pelos meios da Conservação e Restauro, como os da Museologia, e os da História da Arte, com a sua investigação integrada. Destaco, por isso, as palavras do grande historiador de arte José-Augusto França que, em síntese, nos diz tudo: «A minha ligação à arte é quase respiratória», confessa numa entrevista; isto porque: «tenho de olhar para as obras e saber o que estão a dizer-me». Sim, a arte convoca-nos sempre para a nossa capacidade de escutar
(artigo saído no CORREIO DO RIBATEJO de 3 de Janeiro de 2020)''
Para aceder ao link da fonte, clique aqui.

«o não insone crónico»


Peter Handke. Para uma Abordagem da Fadiga. Tradução de Isabel de Almeida e Sousa. Difel, Lisboa, 1989., p. 14

«mais-u-ma-noi-te-sem-dor-mir»


Peter Handke. Para uma Abordagem da Fadiga. Tradução de Isabel de Almeida e Sousa. Difel, Lisboa, 1989., p. 14
« O dormir como meio de fuga estava fora de causa: já que aquela espécie de fadiga dava origem a um entorpecimento que, usualmente, não permitia sequer o mais leve movimento do dedo mínimo, sim, nem um pestanejar; até mesmo a respiração parecia bloqueada, de forma que se fixava a ideia de estar paralisado até ao mais íntimo, ficando transformado numa estátua de fadiga; e se, efectivamente, era conseguido o passo para a cama, após rápido adormecer mais semelhante ao desmaio - nem a menor sensação de sono - e logo depois da primeira volta na cama, dava-se um lento despertar, até à insónia, as mais das vezes noites inteiras, pois a fadiga no quarto soía irromper sempre à tardinha, ou ao cair da noite, com o escurecer.»

Peter Handke. Para uma Abordagem da Fadiga. Tradução de Isabel de Almeida e Sousa. Difel, Lisboa, 1989., p. 13

domingo, 5 de janeiro de 2020

A lista dos melhores do ano para a revista Uncut.

75. Sessa – Grandeza
74. Better Oblivion Community Center – Better Oblivion Community Center
73. Ex Hex – It’s Real
72. Sandro Perri – Soft Landing
71. The Who – Who
70. Van Morrisson – Three Chords And The Truth
69. Sampa The Great – Return
68. Rustin Man – Drift Code
67. Deerhunter – Why Hasn’t Everything Already Disappeared?
66. Snapped Ankles – Stunning Luxury
65. The Delines – Imperial
64. Pye Corner Audio – Hollow Earth
63. Altin Gün – Gece
62. Gruff Rhys – Pang
61. The Black Keys – Let’s Rock

60. Solange – When I Get Home
59. Sunn 0))) – Life Metal
58. Ezra Furman – Twelve Nudes
57. Jake Xerxes Fussell – Out Of Sight
56. Sacred Paws – Run Around The Sun
55. The Waterboys – Where The Action Is
54. Little Simz – Grey Area
53. Black Peaches – Fire In My Hole
52. Drugdealer – Raw Honey
51. Steve Gunn – The Unseen In Between

50. Shana Cleveland – Night Of The Worm Moon
49. Stephen Malkmus – Groove Denied
48. Lizzo : Cuz I Love You
47. Nérija – Blume
46. Lambchop – This Is What I Wanted To Tell You
45. Sleaford Mods – Eton Alive
44. Robert Foster – Inferno
43. W.H. Lung – Incidental Music
42. Fat White Family – Serf’s Up!
41. Billie Eilish – When We All Fall Asleep Where Do We Go?

40. Vampire Weekend – Father Of The Bride
39. Bonnie Prince Billy – I Made A Place
38. 75 Dollar Bill – I Was Real
37. The Murder Capital – When I Have Fears
36. Dave – Psychodrama
35. Sturgill Simpson – Sound &Amp; Fury
34. Fontaines D.C. – Dogrel
33. The Raconteurs – Help Us Stranger
32. Kim Gordon – No Home Record
31. Michael Kiwanuka – Kiwanuka

30. Jessica Pratt – Quiet Signs
29. Trash Kit – Horizon
28. Jenny Hval – The Practice Of Love
27. The National – I Am Easy To Find
26. Angel Olsen – All Mirrors
25. Neil Young With Crazy Horse – Colorado
24. The Specials – Encore
23. Aldous Harding – Designer
22. Leonard Cohen – Thanks For The Dance
21. Rhiannon Giddens – There Is No Other

20. Brittany Howard – Jaime
19. Peter Perrett – Humanworld
18. Jenny Lewis – On The Line
17. Modern Nature – How To Live
16. Sharon Van Etten – Remind Me Tomorrow
15. Bon Iver – I,I
14. Richard Dawson – 2020
13. Oh Sees – Face Stabbler
12. Julia Jacklin – Crushing
11. Cate Le Bon – Reward

10. Wilco – Ode To Joy
09. Big Thief – Ufof
08. Bill Callahan – Shepherd In A Sheepskin Vest
07. Bruce Springsteen – Western Stars
06. Joan Shelley – Like The Rivers Loves The Sea
05. Lana Del Rey – Norman Fucking Rockwell
04. The Comet Is Coming – Trust In The Lifeforce Of The Deep Mistery
03. Purple Mountains – Purple Mountains
02. Nick Cave &Amp; The Bad Seeds : Ghosteen
01. Weyes Blood – Titanic Rising